A campanha "Bora Falar Delas" tem como objetivo questionar o porquê de o futebol feminino ainda receber tão pouco reconhecimento
A Amaro anunciou o lançamento da campanha "Bora falar delas", que tem como objetivo questionar o porquê de o futebol feminino ainda receber tão pouco reconhecimento, mesmo quando as mulheres têm conquistas incríveis no esporte.
Apesar da proximidade do início da Copa do Mundo Feminina 2023, uma pesquisa realizada no perfil oficial da marca no Instagram mostrou que 71% dos usuários respondentes não sabem quando o campeonato vai ser realizado e 82% não sabem onde será sediada. Além disso, o levantamento mostrou que 71% das pessoas acompanharam a Copa Masculina no ano passado, mas apenas 43% vão acompanhar os jogos do Brasil na Copa Feminina.
A partir dos resultados, a marca recorreu ao ChatGPT para ver o que a tecnologia tinha a dizer sobre o futebol feminino. O filme da campanha mostra uma interação real com a inteligência artificial.
Ao ser perguntado "Quem jogou mais partidas oficiais pela seleção brasileira de futebol?", a resposta dada pela OpenAI foi o ex-lateral-direito Cafu, com 142 jogos. No entanto, a informação omitida é que Formiga é a atleta, tanto entre homens quanto mulheres, que mais jogou pela seleção, com 234 partidas oficiais.
Já quando questionado sobre “Quem fez mais gols pela seleção brasileira de futebol?”, o ChatGPT responde que foi o Pelé, com um total de 77 gols, mas, mais uma vez, a inteligência artificial desconsiderou o futebol feminino e deixou de informar que Marta já marcou 119 gols em partidas oficiais pela seleção brasileira, sendo 17 deles em Copas do Mundo, se tornando o maior número entre homens e mulheres.
Diante de vários outros questionamentos, como "quem ganhou mais vezes o prêmio Fifa de melhor do mundo" ou "quem participou de mais Copas”, as conquistas femininas continuaram sendo ignoradas.
"Essa ferramenta de inteligência artificial é uma base de conhecimento que se alimenta de informações coletadas da internet. Se ela não está trazendo as conquistas femininas nas suas respostas, significa que nós não estamos falando delas o suficiente. Queremos que o futebol feminino seja comemorado e reconhecido”, explicou Natalia Fujii, creative lead da Amaro.
Além do vídeo da campanha, a Amaro também produzirá uma série de conteúdos durante o mês de julho em seu Instagram para compartilhar os recordes e realizações históricas da seleção feminina, além de transmitir os jogos da Copa Feminina no escritório. O torneio terá início em 20 de julho e será sediado na Austrália e Nova Zelândia.
"Somos uma marca comprometida com o futuro das mulheres, e o empoderamento feminino é uma das nossas principais frentes. No nosso time, temos 68% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. Queremos que as conquistas femininas sejam reconhecidas tanto no mundo da inteligência artificial, quanto na vida real, para que meninas cresçam sabendo que elas podem ser o que quiserem ser", conclui Denise Door, VP de marketing da Amaro.