A campanha que tem como mote “Nomes têm o Poder de Transformar” é assinada pela Africa e foi produzida por uma equipe de pessoas trans
A Ambev lançou uma campanha que tem como objetivo reforçar a importância do nome social na inclusão de pessoas trans e travestis, chamada Names, que conta com a presença de Linn da Quebrada, que recentemente assumiu o papel de Consultora de Diversidade e Inclusão da empresa.
Com mote “Nomes têm o Poder de Transformar”, a campanha assinada pela Africa e produzida por uma equipe de pessoas trans enfatiza como a mudança oficial do nome pode ser algo transformador na vida da pessoa trans e travesti.
“Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas estamos muito felizes com os passos que já estamos dando. É essa a mensagem que queremos passar para o nosso ecossistema: a ação coletiva e o diálogo transformam vidas. Pessoas trans e travestis devem ser respeitadas, e a retificação do nome é um dos primeiros passos para que elas se sintam incluídas na sociedade”, comentou Michele Salles, Diretora de Diversidade e Inclusão da Ambev.
Atualmente, a Ambev conta com mais e 160 colaboradores trans e travestis, e 13 participaram da gravação: Mathu Capistrano da Costa (Ela/Dela), Lucas Buaes (Ele/Dele), Amanda Gutierrez (Ela/Dela), Rafael Gustavo (Ele/Dele), Victhor de lima Matos (Ele/Dele), Mar Domingos (Ela/Dela), Issabela Alves Reis (Ela/Dela), Kaique Oliveira Fontes (Ele/Dele), Fernando Gabriel Tomaz Souza (Ele/Dele), Felipe Ferreira De Barros (Ele/Dele), Cris Leite da Costa (Ela/Dela), Ariel Evaldt Silva (Ela/Dela) e Eduardo Duzzi (Ele/Dele).
Além da campanha, recentemente a companhia anunciou que está fazendo, de forma gratuita e com todo suporte burocrático necessário, a retificação civil dos nomes de todos os colaboradores trans e travestis que desejarem.
O projeto foi batizado de “Me chame pelo meu nome (e pronome também!). Além disso, a companhia também doou um valor proporcional para a Casa Neon Cunha, ONG que apoia pessoas LGBTQIAP+ em situações de vulnerabilidade, para que outras pessoas trans possam realizar este sonho.