BBB lidera o ranking elaborado pela Wake Creators como reality mais popular entre o público
A Wake Creators entrevistou 600 criadores de conteúdo cadastrados em sua plataforma para avaliar a força dos reality shows no Brasil. O Big Brother Brasil segue como o programa mais popular, escolhido por 61% dos entrevistados. Em seguida, aparece o Masterchef Brasil (10%) e Casamento às Cegas (8%). Outros formatos, como De Férias com o Ex (4%) e Corrida das Blogueiras (3%), também se destacam na lista de favoritos pelo público.
Marcas mais lembradas em reality shows
Além do raking de programas, o estudo revelou quais são as marcas mais associadas aos realitys. Americanas e Mercado Livre foram mencionadas por 11% dos entrevistados cada. iFood (10%) e Pantene (6%) aparecem na sequência, enquanto McDonald's, Stone e o próprio Big Brother Brasil tiveram 5% de menções. A Avon completou a lista com 4%.
As estratégias mais eficazes para tornar uma marca marcante em realities incluem ações promocionais e sorteios (46%), provas criativas (44%), repetição da presença da marca (43%) e interação nas redes sociais (37%).
TV aberta X transmissão digital
A pesquisa destacou a TV aberta (73%) e o streaming (72%) como principais canais de acesso aos reality shows, mostrando que o digital já compete de perto com os formatos tradicionais.
No ambiente digital, o Instagram lidera como a rede social preferida para acompanhar conteúdos sobre os programas (93%), seguido por TikTok (65%), X/Twitter (33%) e YouTube (27%). Vídeos curtos (83%) e stories no Instagram (60%) são os formatos mais populares para consumir esse tipo de conteúdo, enquanto podcasts (10%) têm menor apelo.
Julia Affonseca, diretora de negócios e operações da Wake Creators avalia o impacto da digitalização dos programas. "Essa proximidade entre os dois formatos evidencia a força do digital como alternativa ao formato tradicional, ampliando o alcance do conteúdo", aponta.