Empresa informou que acionou protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado

Com suspeita de ataque hacker, a Americanas e o Submarino estão fora do ar desde a madrugada deste domingo (20). Ao acessar a página dos dois sites, aparece a ‘falha DNS’.

E, embaixo, aparece a seguinte mensagem: "O servidor está temporariamente impossibilitado de atender sua solicitação. Por favor, tente novamente mais tarde”.

A Americanas S.A., que controla os dois sites, emitiu dois comunicados. O primeiro, emitido na madrugada de domingo (20), informou que a companhia ‘suspendeu preventivamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce assim que identificou risco de acesso não autorizado’.

A empresa disse, ainda, que os sites foram normalizados às 15h16 de ontem e que não tinha ‘evidência de comprometimento das bases de dados’.

No segundo comunicado, a Americanas S.A. disse que ‘voltou a suspender proativamente parte dos servidores do e-commerce e acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado’.

NOTA DA AMERICANAS S.A.
'A Americanas informa que voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste domingo (20/02) e acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado. A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível. A companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando'