A AMV BBDO foi eleita pelo Warc a agência mais criativa da região que compreende a Europa, o Oriente Médio e a África de acordo com o banco de dados Warc 100, que contabiliza os prêmios conquistados pelas agências a cada ano. Os dados também apontam a Unilever como o principal anunciante da região.

Ao filtrar os dados do Warc para obter somente campanhas dessa região, o destaque vai para as agências britânicas. A AMV BBDO foi considerada a mais criativa, somando 103.4 pontos, à frente da JWT Cairo, que somou 101.6. Quando consideradas as agências de mídia e digitais, novamente destaque para as britânicas – OMD UK e OgilvyOne London respectivamente.

Para compilar os rankings, o Warc levantou dados de mais de 1,700 mil cases vencedores em 75 competições diferentes, atribuindo pontuações com base no tipo do troféu (ouro, prata e bronze, por exemplo) e com base no rigor e no prestígio do prêmio em questão.

A Unilever, que tem sedes no Reino Unido e na Holanda, foi o anunciante número um da região, somando 211.3 pontos, bem à frente da Heineken, que teve 176.1.

Entre as marcas, três das cinco primeiras são oriundas da região – Vodafone (1ª), Dove (3ª) e Heineken (4ª). McDonald’s e Sprite, ambas dos Estados Unidos, ficaram com a segunda e a quinta posições respectivamente.

A BBDO Worldwide foi a principal rede de agências, deixando a Ogilvy na segunda posição. Entre os grupos, o WPP superou o Omnicom.