Ação faz parte da campanha do CVV, que busca chamar a atenção das pessoas para os crescentes casos de depressão e suicídio no Brasil e no mundo

O Centro de Valorização da Vida (CVV) lançou uma campanha para conscientizar as pessoas sobre o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, marcado neste sábado (10).

Para a ação, o CVV criou uma linha de produtos impossíveis, como sabonetes de lichia para curar a agonia, de mamão para acabar com a solidão e de framboesa dar um fim na tristeza.

A campanha busca chamar atenção para um problema sério cuja solução não é simples: os crescentes casos de depressão e suicídio no Brasil e no mundo. A ação é fruto da campanha “#AntiPubli” e conta com o apoio de influenciadoras e celebridades como Bruna Gomes, Thaila Ayala, Lázaro Ramos, Taís Araújo e Mariana Goldfarb.

"Eu já passei por algumas crises fortes de depressão. O que me ajudou muito, além de terapia, foi pensar nas pessoas que amo. Comecei a me levantar pela minha família. Sabia que se eu não estivesse aqui, iria fazer muita falta aos meus pais e minha irmã", comenta a influenciadora e atriz Bruna Gomes, que participa este ano pela primeira vez da campanha voluntária do CVV.

Trabalho coletivo
Há quatro anos, um coletivo de publicitários e jornalistas voluntários idealizam as campanhas de setembro amarelo do CVV, já somando resultados para a ONG. De acordo com o idealizador da campanha, Eduardo Cabral (WMcCann), a grande sacada é conseguir atrair a atenção das pessoas com algo absurdo para, então, passar a verdadeira mensagem.

“A proposta da campanha é oferecer o que as pessoas têm buscado em tempos tão obscuros: uma fórmula para a felicidade; estamos mais vulneráveis e sobrecarregados e precisamos falar sobre isso. Criamos um produto comum, com uma promessa absurda para poder falar sobre a solução real: acompanhamento profissional e muita escuta ativa”, conclui.

Segundo João Victor Lovise (BFerraz), criativo do coletivo, lançar um produto que tenha a estética deste conforto que as pessoas buscam não foi por acaso. “A ideia é realmente de pertencer e ao mesmo tempo criticar parte deste universo que prega uma falsa saudabilidade a troco de qualquer coisa”, diz.

Para Giovanni Pavan (BFerraz), que também atua nas campanhas do coletivo, o mais desafiador é tornar uma mensagem tão óbvia e ao mesmo tempo negligenciada em algo contemporâneo e legítimo. "As pessoas esquecem valores e vivem em nome de feed, filtros e algoritmos, um prato cheio para publis de coisas que não vão ajudar em nada um processo tão delicado como este”, conclui.

Para Caroline Cabral, jornalista, gerente de RH e voluntária do coletivo, pessoas e empresas parecem dispostas a investir em soluções superficiais para problemas profundos e complexos. “Por que nossos colaboradores adoecem? Por que nossas pessoas adoecem? A solução para essa dura realidade não está em sabonetes e skincare, mas em rever a estrutura de trabalho e de organização da sociedade que leva nossa gente ao esgotamento mental”, diz, “a responsabilidade para mudar essa realidade é de todos nós”, conclui.

No mundo, uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos. Em 2020, o CVV recebeu mais de 3 milhões de ligações de pessoas em vulnerabilidade emocional. Quando comparado a 2019, o número é 5% maior em 2020.

Ficha técnica
Campanha: #AntiPubli
Concepção & Produção: Eduardo Cabral, João Victor Lovise e Giovanni Pavan
PR: Caroline Cabral e Silvia Rossetto
Apoio: Talita Mendonça, Bruno Simões, Camila Camargo e Larissa Catão
Parceiros: PLAY9