O Bradesco e o Cidade Matarazzo fizeram parceria para lançar a Casa Bradesco da Criatividade.

O complexo cultural será inaugurado em 2021 com a maior sala de exposição privada de São Paulo, um espaço multidisciplinar com um lab para crianças e outro para eventos.

A curadoria será de Marcello Dantas, organizador de exposições artísticas, e do empreendedor Alex Allard, fundador do Cidade Matarazzo e ativista das artes e da criatividade.

O projeto do complexo é assinado pelo arquiteto francês Rudy Ricciotti, responsável pela concepção do Departamento de Arte Islâmica no Museu do Louvre em Paris, do Mucem em Marselha, entre outros.

O conceito para as exposições internacionais é trazer artistas e criativos para desenvolverem sua pesquisa e suas obras no Brasil. O primeiro selecionado é o escultor inglês de origem indiana Anish Kapoor.

Glaucimar Peticov, diretora executiva do Bradesco, afirma que a empresa é uma tradicional apoiadora da cultura brasileira, por acreditar no seu poder de transformação. “O Banco busca projetos que beneficiem a todos e que gerem conversas sobre temas relevantes, como diversidade, igualdade, sustentabilidade e inclusão. Temos convicção que reflete esse nosso compromisso e estamos confiantes nas entregas deste espaço para a sociedade”, diz.

A sala de exibição “Bradesco Aqui” terá 1.980 metros quadrados. A ideia é ser um campo laboratorial multidisciplinar.

A “Bradesco Sala 22”, que faz referência a Semana de Arte Moderna de 1922, funcionará 22 horas por dia. O espaço abrigará diversas formas de eventos e atrações, como shows de música, espetáculos multimídia, teatro, dança, aulas de culinária, entre outros. Com 2.990 metros quadrados, 540 lugares sentados e capacidade para até 1.500 pessoas em pé.

O “Clube Bradesco da Criatividade” terá mais de 300 metros quadrados dedicados a novas ideias e vai receber palestras, debates, encontros e oficinas.

Já o “Creative Kids Lab Bradesco” terá 253 metros quadrados para educar as crianças sobre o mundo contemporâneo, usando a tecnologia para estimular descobertas, criatividade e a sensibilidade.

Para Allard, do Cidade Matarazzo, a parceria será fundamental para colocar São Paulo no mapa da arte mundial. “A Casa Bradesco da Criatividade quer reacender o fogo da criatividade brasileira. Traremos ao país os maiores artistas do mundo, em todas as frentes, para que se inspirem com a força dos criativos e da gente brasileira, para que produzam e aprendam aqui, e compartilhem seu talento, suas visões, suas inquietações e seus desejos com todos os brasileiros”, afirma.

Complexo cultural será inaugurado em 2021 (Sharon McCutcheon / Unsplash)