Empresa especializada em dados para marketing de influência aposta em formato remoto e escalável
Após ser adquirida pela Spark, a Human Data anuncia a ampliação de seu portfólio com quatro novas soluções proprietárias voltadas ao marketing de influência. Reconhecida pela atuação em modelagem de dados customizada, a empresa passa a operar também no formato Data as a Service (DaaS), inspirado no modelo SaaS (Software as a Service).
A proposta é oferecer acesso remoto às ferramentas, sem necessidade de instalação de software, com implementação rápida e foco na geração de insights estratégicos sobre presença e performance de marcas no ambiente digital. Segundo a empresa, o objetivo é democratizar o uso de inteligência avançada e análise de dados para anunciantes de diferentes portes.
As novas soluções (Brand Pulse, Creators Pulse, Community Discovery e Publi Monitor) foram desenvolvidas para atender demandas específicas do mercado. Todas operam com metodologias proprietárias e aplicação de Inteligência Artificial.
O Brand Pulse analisa share de pesquisa, engajamento, reputação e percepção digital, incluindo comparativos com concorrentes. Já o Creators Pulse funciona como ferramenta de apoio à escolha de embaixadores e parcerias, avaliando reputação, afinidade com comunidades e relações entre criadores e marcas.
O Community Discovery mapeia mais de 100 comunidades digitais, identifica perfis com maior autoridade e cruza dados com informações socioeconômicas do público brasileiro a partir de engajamentos com marcas e influenciadores. O Publi Monitor rastreia publicações patrocinadas em tempo real no TikTok e Instagram, analisando volume, frequência e estratégias da concorrência em mais de 40 categorias.

“Essas soluções farão com que marcas e agências contem com uma facilidade sem precedentes para integrar insights estratégicos em seus planejamentos e ativações com influenciadores, pois proporcionam um repertório analítico robusto e métricas exclusivas”, afirma Otavio Ereno, CEO da Human Data.
Na visão de Raphael Pinho, Co-CEO da Spark, o modelo inovador "proporciona praticidade e escalabilidade no novo momento do negócio, ampliando o alcance das tecnologias da Human Data e abrindo oportunidade de atender anunciantes de todos os portes".