Festival, que abriu as inscrições nesta segunda (21), ocorre em novembro, na cidade de Buenos Aires

O El Ojo de Iberoamérica abriu nesta segunda-feira (21) as inscrições para sua 28ª edição, marcada para os dias 12, 13 e 14 de novembro, em Buenos Aires. O festival convida agências, anunciantes, produtoras e empresas de comunicação a inscreverem seus trabalhos até 30 de setembro.

Assim como fez a organização do Cannes Lions, o El Ojop anunciou uma atualização do regulamento sobre o uso de IA nas peças inscritas. Os participantes devem indicar se utilizaram a tecnologia em qualquer etapa da criação ou produção e assinar uma declaração de uso ético. Também será obrigatório o aceite a um código de conduta que reafirma o compromisso com veracidade e integridade dos dados enviados.

A edição 2025 contempla mais de 20 categorias, como Filme, Outdoor, Digital & Social, Mídia, PR, Design, Creative Data, Inovação, Eficácia, Creative Commerce e Produção Audiovisual. Trabalhos inscritos também concorrem automaticamente a prêmios como El Ojo Local, para melhor ideia por país, e El Ojo + Mulheres, que valoriza a liderança feminina em cargos criativos e na direção de cena.

Os pontos acumulados nas competições definem os prêmios de Desempenho Regional da Ibero-América nas categorias de Agência, Produtora, Diretor(a) de Criação, Diretor(a) de Cena, Anunciante e Rede de Comunicação.

A votação ocorre em duas etapas: a primeira, online, com jurados de toda a região; e a segunda, presencial, com presidentes de júri reunidos em Buenos Aires para definir os troféus Gran Ojo. Os nomes dos jurados e palestrantes do festival serão anunciados nas próximas semanas.