Parlamentar afirma ter feito uma denúncia ao STF, TSE e PGR; agência nega participação e se diz vítima de 'ataques organizados'

O deputado federal Daniel Freitas (PL-SC) diz ter protocolado uma denúncia contra a Mynd no STF (Supremo Tribunal Federal), no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e na PGR (Procuradoria-Geral da República).

Nas redes sociais, o parlamentar afirmou também que iria protocolar um pedido de quebra dos sigilos bancários e telefônicos dos empresários da Mynd. Daniel Freitas pede ainda que se esclareça se havia, ou não, alguma responsabilidade da Mynd sobre o que era publicado no perfil da Choquei.  

Na última semana de 2023, as redes sociais foram inundadas com uma fake news que envolvia o humorista Whindersson Nunes e Jessica Canedo. Um post, primeiramente publicado pelo perfil Garotx do Blog, dizia que a jovem era um affair de Whindersson — a informação continha prints de uma suposta conversa entre os dois.

Ambos negaram a veracidade da conversa, informando que nunca tinham conversado e não se conheciam, mas isso não impediu que outros perfis de fofoca repostassem a publicação, incluindo o Choquei, que soma mais de 20 milhões de seguidores na rede.

Com a massiva divulgação da fake news pelas redes, Jéssica passou a receber uma sequência de mensagens de ódio e perseguições online, o que teria levado a jovem, que já sofria com problemas de depressão grave, ao suicídio. Whindersson Nunes se pronunciou sobre o caso, lamentando a morte da jovem.

Repercussão negativa
O caso ganhou mais repercussão após a divulgação do vídeo 'Choquei —Lacrando Vidas', do influencer Daniel Penin. No material, publicado há três dias e com mais de 3 milhões de visualizações até a manhã desta sexta-feira (5), Penin mostra como as páginas de fofoca trabalham, além de acusar a Mynd como uma suposta 'operadora' desse mecanismo.

Em pouco tempo, então, o nome da Mynd entrou para a discussão já que alguns dos perfis que compartilharam a publicação faziam parte da Banca Digital, um projeto da empresa liderado por Murilo Henare que reúne cerca de 30 contas de entretenimento do Instagram, como o 'Garotx do Blog'.

A Choquei, inclusive, chegou a fazer parte da Banca Digital, mas não integra mais o casting desde 2022.

Com toda a repercussão negativa, a Mynd chegou a apagar a Banca Digital da parte do site que constavam os nomes que compunham o casting da empresa. O perfil Garotx do Blog está fora do ar e, desde o início de 2024, o site da Mynd também não está mais disponível.

O que diz a Mynd
O propmark entrou em contato com a Mynd a fim de saber especificamente a posição da agência sobre o pedido de denúncia protocolado pelo deputado federal Daniel Freitas. A reportagem, a Mynd informou que seu único posicionamento sobre o assunto está na nota divulgada nesta quinta-feira (4).

Nesta nota, publicada em suas redes sociais, a Mynd afirmou que está sendo vítima de 'linchamento virtual' e negou qualquer envolvimento na divulgação da fake news envolvendo Whindersson Nunes e Jéssica Canedo.

"Somos uma agência de marketing de influência. Cuidamos exclusivamente da intermediação de venda de publicidade em perfis nas redes sociais e não participamos em nenhum momento da definição do conteúdo pessoal postado nos perfis que atendemos. Não somos donos de nenhum perfil de conteúdo de notícias ou relacionados", informou a empresa.

(Crédito: Foto de Markus Spiske na Unsplash)