Ranking Best Global Brands mostrou que houve uma perda de US$ 3,5 trilhões em criação de valor desde 2000

O ranking anual Best Global Brands, da consultoria Interbrand, mostrou que as 100 marcas mais valiosas do mundo perderam US$ 3,5 trilhões em criação de valor. No último ano, de acordo com o levantamento, isso equivale a US$ 200 bilhões de receita perdida.

O valor acumulado das marcas mais valiosas do mundo aumentou 3,4 vezes desde que a Interbrand publicou pela primeira vez a sua classificação (de US$ 988 bilhões para US$ 3,4 trilhões).

No ranking de 2023, a taxa de crescimento no valor global das marcas listadas havia diminuído, mas ainda assim, com um aumento de 5,7%. No ano passado, o Best Global Brands mostrou também que o valor total combinado das marcas listadas atingiu US$ 3,3 trilhões em 2023, em comparação com US$ 3,1 trilhões em 2022.

A Apple continua a ser a marca mais valiosa, mas o valor da sua marca caiu pela primeira vez em mais de duas décadas (-3%). Na sequência aparecem Microsoft, Amazon, Google e Samsung no top 5 — veja a lista completa abaixo.

O estudo mostra que 14 das 100 principais marcas de 2024 são automotivas, representando mais do que qualquer outro setor no ranking. Três marcas de automóveis – Toyota (#6), Mercedes-Benz (#8) e BMW (#10) – aparecem no top 10.

Já a Tesla (#12) teve uma das maiores quedas deste ano no valor da marca (-9%). Enquanto isso, Kia (#86), Hyundai (#30) e Toyota (#6) alcançaram um crescimento de dois dígitos.

Mudanças no marketing
Nos últimos 25 anos, a Interbrand observou uma mudança significativa na forma como os conselhos de administração das empresas abordam o crescimento. Os C-Levels estão priorizando investimentos totais mais baixos com retornos mais imediatos.

As estratégias que integram o valor da marca a longo prazo com ganhos de receitas a curto prazo mostram uma tendência assertiva, mas estas estratégias ainda são surpreendentemente raras.

“À medida que essas ferramentas mudam, também mudam as pressões e expectativas colocadas sobre os líderes de marca e de marketing. Hoje, espera-se que os CMOs proporcionem maiores retornos de receitas, em prazos mais curtos, com um investimento menor”, afirmou Gonzalo Brujó, CEO Global da Interbrand.

Brasileiras mais valiosas
A mesma Interbrand divulgou, em junho deste ano, o ranking das marcas brasileiras mais valiosas. Em primeiro lugar ficou o Itaú, com valor estimado em R$ 46,9 bilhões, seguido pelo Bradesco com R$ 27 bilhões, Skol com R$ 18,9 bilhões, Brahma com R$ 13,7 bilhões e Banco do Brasil com R$ 10,4 bilhões.

Somadas, as 25 marcas que formam o ranking ultrapassaram o valor de R$ 156 bilhões, o que representa o crescimento de 2% na comparação com a edição anterior.