Terceiro módulo discute saúde mental e novas exigências legais para empresas

Na quinta-feira (18), a APRO e a FilmBrazil, com o apoio da ApexBrasil, promoveram o terceiro módulo do programa 'Visionárias', voltado ao desenvolvimento da liderança feminina no audiovisual. O tema foi ‘Saúde mental em cena: Os bastidores do cuidar’, e o encontro ocorreu no Awake Health, em São Paulo.

Novas normas

O evento reuniu mulheres em posições de liderança (C-level) de produtoras associadas, para uma imersão sobre a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1). Desde maio de 2025, essa norma obriga empresas a avaliarem e gerenciarem riscos psicossociais. Também se abordou a Lei nº 14.831/2024, que instituiu políticas de saúde mental no ambiente corporativo e criou o selo ‘Empresa Promotora da Saúde Mental’, para reconhecer organizações que adotam práticas de bem-estar.

Candice Pomi, psicóloga e consultora em longevidade, que atua como curadora do projeto, abriu as apresentações. Seguida por Mariana Clark, psicóloga especializada em perdas, luto e saúde organizacional, que falou sobre a importância de acolhimento e cuidado existencial dentro das empresas audiovisuais.

O tema é relevante: um levantamento do ADP Research Institute mostra que 67% dos trabalhadores brasileiros relatam impacto negativo do estresse no trabalho, índice acima da média global.

Candice Pomi, Mariana Clark e Marianna Souza (Divulgação)

Marianna Souza, presidente executiva da Apro, gerente-executiva da FilmBrazil e idealizadora do projeto, resume: “A saúde mental no trabalho é urgente, especialmente no audiovisual. Com o 'Visionárias', queremos promover troca, autocuidado e construir um ecossistema de apoio”.

Já está previsto o quarto e último módulo do ano, que seguirá aprofundando temas de promoção a um ambiente seguro para mulheres do setor audiovisual.