Evento será realizado em 8 de dezembro no MASP e terá programação focada em criatividade, inteligência artificial e oficinas práticas

A Apro e a FilmBrazil, em parceria com a ApexBrasil, apresentaram a campanha e o júri da edição 2025 do Whext, evento que chega à sua oitava edição no dia 8 de dezembro, no MASP, em São Paulo.

Com foco nas transformações do audiovisual publicitário, a programação deste ano destaca temas relacionados à inteligência artificial e ao papel da criatividade no novo cenário.

Criada pela Euphoria Creative e produzida pela Vetor Zero/Lobo, a campanha do festival adota o mote 'Criar é humano. O futuro da produção também'. O filme, dirigido por Gabriel Nóbrega e com produção de som da DaHouse Audio, propõe um olhar sobre a convivência entre tecnologia e criação.

O Whext 2025 contará com painéis, debates, oficinas e espaço para networking. Com curadoria do D&AD, o headliner será Arif Haq, director of brand learning da TwentyFirstCenturyBrand, que comandará o painel 'AI has no taste. So what does creative excellence look like in a world flooded with AI-slop?'. Na atividade, os participantes usarão o D&AD’s Creative Compass para analisar campanhas e discutir o papel da criatividade humana diante da IA.

As oficinas práticas abordarão temas como a nova plataforma de ESG da Apro, Reframe; o uso de IA na prática, em sessão do Sebrae que lança a 3ª edição do programa Objetiva Empreendedorismo em Foco; e o Programa SP Cash Rebate, da Spcine, com apresentação do case da série 'Beleza Fatal'.

O evento tem patrocínio de CQS/FV Advogados, Getty Images e Guaraná Turismo, além da Spcine e da D&AD, e apoio de Antfood, Canopy by Hilton, DaHouse Audio, Euphoria, Extreme Reach, FullCine e Vetor Zero.

Jurados do Whext Awards

A premiação terá dois júris: Grand Júri e Júri Técnico, presididos por Andrea Siqueira, CCO da Ampfy. As listas incluem nomes do Brasil e de mercados como Nova York, Londres, Cidade do México e Buenos Aires.

Grand Júri

Avelino (The Lift), Dre Libreros (Ogilvy NY), Gabi Moura (Talent), Jennifer Price Thomas (mother Londres), Joe Calabrese (McCann NY), Juliana Utsch (AlmapBBDO), Mônica Siqueira (GUT), Nick Setounski (W+K NY), Ricardo Magozo (Netflix Latam), Roberta Harada (VML), Rodrigo Almeida “Monte” (Artplan e Grupo Dreamers), Rynaldo Gondim (Suno), Victor Toyofuku (Area23), Vinicius Theodoro (Gana) e Wid Souza (Digitais Health).

Júri Técnico

Cesar Nery (KidBurro/MyMAMA), Ciro Cesar (Rebolucion), Cris Almeida (Euphoria Creative), Fabíola Thomal (CP+B), Flavia Zanini (O2 Filmes), Gui Passos (Immigrant.studio), Helder Fruteira (Pródigo Filmes), Jessica Queiroz (Miss Sunshine) e Paulo Nascimento (Love Pictures).

Mudança entre os finalistas

Nesta edição, a categoria Direction for Live-Action teve mudança na lista de indicados após revisão de elegibilidade do regulamento. Os finalistas são Dois (Saigon), Felipe Mansur (Don’t Touch My Soda), Los Pibes (Kaus) e Vellas (Anonymous Content Brazil). A dupla Faga Melo e Gustavo Leal (Dirty Work) entrou como finalista após desclassificação do duo Yuca, da The Youth, que não tinha filmes válidos na janela de avaliação.

Segundo o regulamento, em caso de empate, até quatro finalistas podem ser selecionados. A decisão final dos vencedores caberá exclusivamente aos júris definidos para a etapa de votação.

Imagem do topo: Reprodução/Youtube: @filmbrazil