Ferramenta reúne manual, calculadora de emissões e pontuação ESG para orientar produtoras
A APRO (Associação Brasileira de Produtoras de Obras Audiovisuais) apresentou o Reframe, plataforma criada para orientar boas práticas de sustentabilidade em produções audiovisuais. O recurso é resultado de um trabalho iniciado em 2019 e inspirado em iniciativas internacionais como AdGreen e GreenTheBid, adaptado ao contexto brasileiro com um sistema próprio de pontuação ESG.
O desenvolvimento contou com a Action Labs e com a Jundu Climate, responsável pela parte técnica. A Droga5 assinou o naming, o posicionamento e a identidade visual da plataforma, que reúne um Manual Verde, uma calculadora de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e um sistema de pontuação ESG. O objetivo é tornar mensuráveis as práticas ambientais, sociais e de governança das produtoras e ampliar a transparência dos indicadores.
A presidente executiva da APRO, Marianna Souza, destaca o papel da ferramenta: “A APRO tem o compromisso de não apenas fomentar o setor, mas de também liderar as transformações necessárias para um futuro mais responsável. O Reframe materializa esse compromisso, oferecendo às produtoras as ferramentas necessárias para medir e comunicar seu desempenho, alinhando-as com as expectativas de governança do mercado global e de consumo consciente da sociedade”.
O pilar ambiental do Reframe tem como motor a calculadora de emissões de GEE, desenvolvida com a Jundu Climate. A ferramenta adapta o protocolo global de gases de efeito estufa (GHG) à realidade das produções audiovisuais, mapeando fontes de emissão nas etapas de pré, produção e pós.
A discussão sobre impacto ambiental ganha relevância no setor. Estudo da Sustainable Production Alliance, publicado em 2021, aponta que a produção de um filme pode emitir de 391 a 3.370 toneladas de carbono. De acordo com a revista Time, o total gerado por produções como Oppenheimer e Barbie seria suficiente para abastecer 656 casas por um ano.
Lucas Pereira, sócio e um dos fundadores da Jundu Climate, reforça o papel estratégico da plataforma. “O diferencial é trazer números e uma metodologia robusta para que as empresas do setor possam cumprir seus objetivos. Há uma exigência crescente dos clientes e grandes multinacionais para que as empresas tenham produtos com menos impacto ambiental”, afirma.