Na ocasião, também foi apresentado o Guia de Boas Práticas para o uso de IA em produções audiovisuais
Com o tema ’O Uso de AI nas produções audiovisuais’, a Apro (Associação Brasileira de Produtoras de Obras Audiovisuais) realizou mais uma edição do Apro Talks, evento que tem como finalidade promover a conexão troca de experiência entre profissionais do setor audiovisual. Evento foi realizado na última quarta (1), no BETC Havas Café, em São Paulo.
Marianna Souza, presidente-executiva da Apro, destacou a evolução da IA no mercado e reforçou a importância de promover espaços de diálogo sobre o tema, 'A evolução da inteligência artificial tem promovido profundas transformações no cenário audiovisual. Utilizamos o Apro Talks como espaço para fomentar debates, reflexões e as possibilidades para o uso ético e responsável das plataformas de IA generativa, além de ser um ambiente para troca de experiências e relacionamento’.
A programação incluiu quatro rodadas de conversa que exploraram diferentes perspectivas sobre o impacto da IA no setor audiovisual.
A primeira delas apresentada pela Getty Images sobre percepções de pesquisas globais, onde foram analisadas expectativas da indústria e destacadas práticas responsáveis para quem cria e distribui conteúdo.
O papo foi conduzido por André Pantaleão, country manager Brasil da Getty Images, e Paula Costa, líder estratégica de relações com marcas, meios e agências no Brasil para a Getty Images.
O segundo painel contou com a participação de Leandro Mendes, Secretário de Regulação da Ancine, Mateus Basso, diretor jurídico da Apro, José Maurício Fittipaldi, advogado e sócio do CQS, e Gleice Kelly Aguilar, consultora de riscos e corretora de seguros especializada no audiovisual, à frente da filmSEG. Juntos, eles apresentam o Guia de Boas Práticas para o uso de IA em produções audiovisuais, material inédito produzido pela APRO.
"No campo jurídico, a chegada da inteligência artificial expõe a urgente necessidade de termos regulatórios específicos para o setor audiovisual. Estamos operando em um ambiente de incertezas, onde as ferramentas evoluem em uma velocidade muito superior à capacidade legislativa. O Guia de Boas Práticas da Apro surge como uma bússola essencial para auxiliar os profissionais a navegarem pelas questões de direitos autorais, licenciamento e responsabilidade em um cenário ainda desprovido de legislação clara e consolidada." afirmou Mateus Basso
A terceira etapa foi dedicada à exibição de cases de filmes desenvolvidos com ferramentas de IA, trazendo a visão de Vinícius Terra, diretor da Barry Company, que compartilhou um projeto em live action, e de Gabriel Nóbrega, diretor da Vetor Zero, que apresentou um case em animação.
Para encerrar a programação, a Human Academy, representada por Nando Blum, trouxe um panorama sobre a fusão entre IA & novas tecnologias aplicadas à indústria criativa.
O Apro Talks 2025 contou com o apoio da FilmSEG, Getty Images e BETC Havas Café.
Evento foi finalizado com um coquetel de networking entre os participantes.
Veja as fotos:
