Chamado de Pacto Preto, programa tem 30 vagas disponíveis
A Artplan, junto com o Comitê da Diversidade, lançou o programa Pacto Preto, projeto que visa a aceleração de carreira de talentos negros em cargos de diversos níveis de hierarquia.
A ação inclui parcerias com consultorias especializadas, e busca transformar a dinâmica interna da agência, ao promover mais inclusão e desenvolvimento de pessoas negras em oportunidades futuras de liderança.
Com 30 vagas disponíveis, a metodologia do programa inclui workshops sobre autoconhecimento, letramento racial, negociação, imagem profissional, influência e construção de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).
Estes recursos visam equipar os participantes com habilidades essenciais para a liderança e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo.
"O Pacto Preto é um compromisso com a mudança. Queremos levar a diversidade e a equidade para o centro das decisões do mercado publicitário e transformar a forma como o mercado vê o potencial dos talentos negros", disse Debora Moura, head de Diversidade & Inclusão da Artplan e do Grupo Dreamers.
Segundo o último censo demográfico do IBGE de 2022, cerca de 112 milhões de pessoas se autodeclaram pretos ou pardos, contabilizando 55,5% da população do país.
Já quando olhamos para o nosso mercado, de publicidade e propaganda, no relatório do ODP de 2024 (Observatório de Diversidade na Propaganda), a população negra representa 30% dos colaboradores das agências brasileiras, onde apenas 19% destes ocupam cargos de gerência e 12% cargos de diretoria, frente a 79% de gerentes e 84% de diretores brancos.