Vinicius Low, diretor de marketing da Campari no Brasil, detalha estratégia para consolidar a marca no país com foco em qualidade, tradição e experiências

O mercado brasileiro de destilados vive um momento de transformação. Dados da International Wine and Spirits Research mostram que, embora o consumo de whisky americano tenha diminuído em volume, o valor movimentado pela categoria cresceu 17% nos últimos anos. A mudança no comportamento do consumidor, que busca cada vez mais qualidade e autenticidade, abriu espaço para o avanço de marcas como a americana Wild Turkey, que chega ao Brasil sob o comando do Grupo Campari.

Com mais de 150 anos de história e produção em Lawrenceburg, no Kentucky, a marca agora aposta em uma estratégia que combina ações proprietárias, presença digital e eventos de experiência.

Wild Turkey acelera investimentos no Brasil para se destacar no segmento de Bourbon (Divulgação)

Em entrevista ao propmark, Vinicius Low, diretor de marketing da Campari no Brasil, fala sobre o momento da categoria, diferenciais de Wild Turkey e os próximos passos para consolidar o rótulo no segmento Super Premium.

O que motivou o Grupo Campari a intensificar a presença de Wild Turkey no Brasil neste momento?
A categoria de whisky é extremamente relevante no mercado brasileiro, com alta penetração e crescimento expressivo tanto em valor quanto em volume. No caso específico do Bourbon Whisky, a tendência é ainda mais positiva. O consumidor vem buscando produtos de alta qualidade e diferenciação, e Wild Turkey, além de ser um produto excepcional, considerado um legítimo Bourbon, respeita desde a sua criação o processo de produção e não diluição. Entregamos ao mercado brasileiro uma excelente opção para quem reconhece um verdadeiro Bourbon.

O que diferencia a estratégia de Wild Turkey em relação a outras marcas do portfólio do Grupo Campari no Brasil?
Cada marca possui seu DNA, atributos, história e diferenciais. No caso de Wild Turkey, nossa estratégia é mostrar ao consumidor a essência do Bourbon Whisky e da própria marca, que sempre respeitou os padrões de produção, sem diluição, com composição majoritária de centeio.

Vinicius Low, diretor de marketing da Campari no Brasil (Divulgação)

Como as ações proprietárias e parcerias com eventos, como o Taste Festival, ajudam a construir a percepção de marca?
Eventos onde podemos apresentar o produto, contar nossa história e diferenciais são essenciais para a construção de marca. Além disso, conseguimos fomentar a experimentação de forma responsável junto ao público-alvo. O Taste Festival e nossos eventos proprietários nos permitem falar com o target e ativar o posicionamento da marca de forma assertiva.

Como a presença digital e o marketing de influência devem contribuir para ampliar a conexão com o público-alvo?
A construção de marca passa pelo reconhecimento e endosso de conhecedores da categoria. Obter visibilidade por meio de pessoas e plataformas que têm 'voz legítima' dentro do território em que atuamos é uma das formas mais assertivas para reforçar credenciais de qualidade e lifestyle. Isso só é possível porque temos um produto excepcional, que nos permite comunicar e reforçar atributos que realmente nos diferenciam.

O que ainda podemos esperar das próximas comunicações e campanhas de Wild Turkey no Brasil?
Estamos apenas no início da trajetória de Wild Turkey no país. Teremos diversas ativações e oportunidades para que a marca seja reconhecida, disponível e visível para o consumidor, sempre reforçando nossas credenciais de qualidade e origem. No plano estão previstos press trips para apresentar nossa destilaria, eventos proprietários e gastronômicos, parcerias comerciais, ativações em pontos de venda e bares.