Vinicius Low, diretor de marketing da Campari no Brasil, detalha estratégia para consolidar a marca no país com foco em qualidade, tradição e experiências
O mercado brasileiro de destilados vive um momento de transformação. Dados da International Wine and Spirits Research mostram que, embora o consumo de whisky americano tenha diminuído em volume, o valor movimentado pela categoria cresceu 17% nos últimos anos. A mudança no comportamento do consumidor, que busca cada vez mais qualidade e autenticidade, abriu espaço para o avanço de marcas como a americana Wild Turkey, que chega ao Brasil sob o comando do Grupo Campari.
Com mais de 150 anos de história e produção em Lawrenceburg, no Kentucky, a marca agora aposta em uma estratégia que combina ações proprietárias, presença digital e eventos de experiência.

Em entrevista ao propmark, Vinicius Low, diretor de marketing da Campari no Brasil, fala sobre o momento da categoria, diferenciais de Wild Turkey e os próximos passos para consolidar o rótulo no segmento Super Premium.
O que motivou o Grupo Campari a intensificar a presença de Wild Turkey no Brasil neste momento?
A categoria de whisky é extremamente relevante no mercado brasileiro, com alta penetração e crescimento expressivo tanto em valor quanto em volume. No caso específico do Bourbon Whisky, a tendência é ainda mais positiva. O consumidor vem buscando produtos de alta qualidade e diferenciação, e Wild Turkey, além de ser um produto excepcional, considerado um legítimo Bourbon, respeita desde a sua criação o processo de produção e não diluição. Entregamos ao mercado brasileiro uma excelente opção para quem reconhece um verdadeiro Bourbon.
O que diferencia a estratégia de Wild Turkey em relação a outras marcas do portfólio do Grupo Campari no Brasil?
Cada marca possui seu DNA, atributos, história e diferenciais. No caso de Wild Turkey, nossa estratégia é mostrar ao consumidor a essência do Bourbon Whisky e da própria marca, que sempre respeitou os padrões de produção, sem diluição, com composição majoritária de centeio.

Como as ações proprietárias e parcerias com eventos, como o Taste Festival, ajudam a construir a percepção de marca?
Eventos onde podemos apresentar o produto, contar nossa história e diferenciais são essenciais para a construção de marca. Além disso, conseguimos fomentar a experimentação de forma responsável junto ao público-alvo. O Taste Festival e nossos eventos proprietários nos permitem falar com o target e ativar o posicionamento da marca de forma assertiva.
Como a presença digital e o marketing de influência devem contribuir para ampliar a conexão com o público-alvo?
A construção de marca passa pelo reconhecimento e endosso de conhecedores da categoria. Obter visibilidade por meio de pessoas e plataformas que têm 'voz legítima' dentro do território em que atuamos é uma das formas mais assertivas para reforçar credenciais de qualidade e lifestyle. Isso só é possível porque temos um produto excepcional, que nos permite comunicar e reforçar atributos que realmente nos diferenciam.
O que ainda podemos esperar das próximas comunicações e campanhas de Wild Turkey no Brasil?
Estamos apenas no início da trajetória de Wild Turkey no país. Teremos diversas ativações e oportunidades para que a marca seja reconhecida, disponível e visível para o consumidor, sempre reforçando nossas credenciais de qualidade e origem. No plano estão previstos press trips para apresentar nossa destilaria, eventos proprietários e gastronômicos, parcerias comerciais, ativações em pontos de venda e bares.