Estudo busca oferecer entendimento sobre o comportamento e vínculo emocional entre os brasileiros e as marcas
A Ecglobal apresenta a 5ª edição do estudo “As marcas que conquistaram o Brasil”, divulgando o ranking com as ‘LoveBrands’ que conquistaram os brasileiros em 2023.
Adriana Rocha, co-Founder & Global CEO da Ecglobal, explica que o termo 'LoveBrand' é usado para descrever marcas que conseguem criar um relacionamento emocional forte com os consumidores, levando-os a sentirem um tipo de "amor" ou ligação forte com a marca. “Uma marca que conquista corações em sua categoria não é apenas aquela que é amada por muitas pessoas, tampouco é a que gera mais amor entre um pequeno grupo de pessoas; essa marca precisa ser amada em intensidade e em volume, e ainda ser a preferida entre todas as opções e conquistar a lealdade de seus consumidores”, complementa a executiva.
O Top 10 deste ano é formado por 9 categorias diferentes, devido à chegada de O Boticário inaugurando a categoria de “cosméticos e beleza”. Também conta com Havaianas, Samsung e Nestlé, empresas que se mantêm ao longo das três últimas edições do estudo.
Marcas digitais como Uber e Nubank retornam, após ausência entres as dez primeiras em 2022. O iFood, junto do WhatsApp, se mantém no Top 3 por três anos consecutivos. Já a Coca-Cola subiu uma posição, chegando à 3ª posição este ano.
Confira o ranking:
O estudo foi feito 100% online e ocorreu entre junho, julho e agosto. Participaram 3.453 pessoas, entre homens e mulheres de todo o Brasil, de classes A, B, C e gerações X, Y e Z. Durante a pesquisa, foram convidados a classificar suas marcas favoritas em várias categorias, e os resultados foram consolidados para criação do ranking.
Confira as marcas vencedoras de cada categoria:
- Alimentos - carnes e derivados: Sadia
- Alimentos - laticínios: Danone
- Alimentos - snacks e aperitivos: Doritos
- Artigos esportivos: Nike
- Automóveis: Chevrolet
- Bancos: Itaú
- Bebidas - cervejas: Heineken
- E-Commerce/Marketplace: Shopee
- Farmácias e drogarias: Pague Menos
- Fast-foods: Burger King
- Hipermercados/Supermercados: Atacadão
- Lojas de Departamento – vestuário: Shein
- Materiais de construção e decoração: Leroy Merlin
- Mercado Pet: Petz
- Produtos para cuidar dos cabelos: Dove
- Produtos para lavar roupas: Omo
- Produtos para limpeza do lar: Omo
- Seguro e planos de saúde: Unimed
- Seguros de automóveis: Porto
- Serviços de streaming vídeo: Netflix