Segundo Brand Footprint, a Coca-Cola, que lidera o ranking desde a primeira edição, em 2012, foi comprada 6,6 bilhões de vezes em 2021
A Coca-Cola continua como a marca mais escolhida no mundo, segundo a edição de 2021 do Brand Footprint, relatório anual da Kantar. A marca, que lidera o ranking desde a primeira edição, em 2012, foi comprada 6,6 bilhões de vezes em 2021, o que representa uma alta de 3% em relação ao ano anterior no número de transações.
O segundo no lugar permaneceu com Colgate, com 4,6 bilhões de aquisições. A Maggi completa top 3, com 3,3 bilhões, o que lhe garantiu o retorno ao posto após um ano.
Em um comparativo dos 10 anos, o estudo apresenta como a indústria tem avançado. Em 2021, por exemplo, o FMCG (mercado de bens de consumo massivo) registrou um volume de vendas de US$ 650 bilhões, alta de 33% em relação com 2012.
Mais marcas cresceram e foram escolhidas mais de um bilhão de vezes. 28 em 2021 contra 16 em 2012. Close-Up e Cheetos são as mais novas a alcançar o volume de vendas.
Ao longo deste período, também aumentaram as escolhas pelas marcas posicionadas entre as 50, elevação de 9,4%. Saíram 66 bilhões de vezes em que foram selecionadas para 72 bilhões de vezes.
"A primeira verdade comportamental é que o número de marcas que os compradores compram permanece o mesmo que era há dez anos. A família média compra um portfólio de 55 marcas de FMCG em um ano", afirmou em comunicado Benjamin Cawthray, diretor de Global Thought Leadership da Divisão Worldpanel da Kantar. Segundo o profissional, não significa que adquirem produtos mesma marca todos os anos.
"A segunda verdade comportamental é que a única maneira de crescer é encontrando mais compradores. Ao longo da década, 88% das marcas em crescimento fizeram isso", complementou o executivo.