Allan Gate conta a história das marcas próprias do GPA e fala da estratégia futura da rede nesse segmento
Principal evento da América Latina totalmente dedicado ao private label (marcas próprias), o PL Connection será realizado entre os dias19 e 21 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
A feira é uma oportunidade de difundir o crescimento do mercado de marca própria no Brasil, onde, segundo dados divulgados pela NielsenIQ, um terço dos lares brasileiros já opta por esse tipo de produto. No Brasil, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) é pioneiro no lançamento de marcas próprias, que começaram a aparecer nas prateleiras dos supermercados da rede já nos anos de 1970.
“A grande vantagem para o consumidor ao optar por marcas próprias é o preço, em geral 30% mais baratos”, garante Allan Gate, diretor de marcas exclusivas do GPA. Na entrevista a seguir, ele conta a história das marcas próprias do GPA e fala da estratégia futura da rede nesse segmento.
Há quanto tempo o GPA trabalha com marcas próprias, como surgiu essa estratégia?
Fomos pioneiros na criação de marcas próprias e estamos nesse ramo desde a década de 1970. Nossa estratégia surgiu da necessidade de oferecer produtos de qualidade a preços mais competitivos e também para atender a demandas específicas dos nossos consumidores. Nossas marcas passam por processos rigorosos de qualidade, semelhantes aos realizados nas grandes indústrias alimentícias. O GPA conta com uma área dedicada a garantir esses processos e faz testes periódicos de qualidade. Os produtos de marcas próprias das redes Pão de Açúcar e Extra são posicionados para custarem até 30% menos na comparação com as marcas líderes.
Quais são os desafios do negócio?
É nosso trabalho diário mostrar ao consumidor a qualidade de nossos produtos de marca própria. O principal desafio para que o cliente faça a primeira compra de produtos de marcas exclusivas é o conhecimento e a construção da confiança. Existe, ainda, uma dúvida por parte do consumidor que, pelo fato dos itens serem mais baratos, a qualidade poderia ser inferior à das marcas líderes. E, na verdade, temos um nível de exigência altíssimo para liberarmos um item para venda, com projetos que levam até dois anos para chegarmos ao produto final, para termos certeza da qualidade que queremos oferecer aos nossos clientes. Trabalhamos com consistência para entregar qualidade com preço competitivo em todas as nossas marcas.
Quais as marcas e os produtos disponíveis através delas?
Qualitá: foi criada em 2008 e reúne itens para o dia a dia, abrangendo desde alimentos (mercearia e perecíveis), produtos de limpeza, bebê e pet, entre outros. Atualmente, a marca tem um portfólio de mais de 2.000 produtos; Taeq: foi lançada em 2006 e apresenta itens com foco em alimentação saudável, com destaque para produtos orgânicos. É a maior linha de saudáveis do país, com mais de 400 itens; Casino: itens importados de produtos gourmets diferenciados. Temos mais de 100 produtos; Club des Sommeliers: marca de vinhos, com mais de 90 rótulos de diversas nacionalidades selecionados.
Qual a estratégia para o crescimento da participação de vendas das marcas?
Para ampliar a participação das vendas de nossas marcas próprias em um cenário onde os consumidores demonstram crescente exigência e disposição para experimentar novos produtos, desenvolvemos uma estratégia abrangente, centrada no crescimento e também na fidelização que só as marcas próprias podem trazer. Até o fim do ano, lançaremos cerca de 250 produtos com grande volume de vendas e em categorias que ainda não estamos presentes, além de fortalecer nossa marca Qualitá, que tem a maior quantidade de itens e também de categorias, oferecendo opções desde limpeza até alimentos. Isso nos permite abordar nichos de mercado inexplorados e capturar novos segmentos de clientes. Levando em consideração que as marcas próprias do GPA representam 21% das nossas vendas, estamos concentrando esforços em aprimorar nossa presença e reputação. No primeiro trimestre, já registramos um crescimento de 15% nas vendas das nossas marcas. Nossa meta é não apenas continuar essa tendência ascendente, mas também aumentar a visibilidade das marcas próprias nos nossos pontos de venda (PDV). Atualmente, a marca Qualitá, um dos nossos carros-chefes, que já representa 90% das vendas de marca própria no Pão de Açúcar, está em fase de reformulação. Estamos focados em uma avaliação completa dos produtos que envolve a análise/reformulação de itens, onde são avaliados fatores como recorrência, composição e concorrência para elevar ainda mais os padrões de qualidade. Em um segundo momento, também relançaremos a marca com uma embalagem mais moderna e atualizada, diante de um público mais jovem e conectado, que conversa mais com nosso consumidor final.
Leia a entrevista completa na edição de 11 de setembro de 2023