Lista traz as empresas com mais 'consciência da publicidade' durante o ano passado
Ranking divulgado pela YouGov, realizado pela plataforma YouGov BrandIndex, mostrou que a Nestlé foi a marca com a melhor classificação na memória do consumidor. A 'consciência da publicidade', assim chamada pela empresa, busca retratar o número de pessoas que se lembram de ter visto um anúncio da empresa recentemente.
A Nestlé, Anunciante do Ano, ficou em primeiro lugar com um aumento de 20,6 pontos entre o dia de maior e o de menor desempenho, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023.
De modo geral, o setor de alimentos se destacou substancialmente acima do restante das marcas analisadas no Brasil, no ranking anual de 2023. Abaixo da Nestlé, o Top 5 do Anunciante do Ano foi composto pela linha de manteiga Qualy (+17,4 pontos), a marca de carne Sadia (+16), a empresa de alimentos Perdigão (+15,8), e a empresa de alimentos embalados Seara (+15,1).
No outro extremo, com uma queda de -25,9 pontos no ano, a marca com pior desempenho no Brasil em 2023 foi a Americanas, que enfrenta crise financeira desde o início do ano passado.
Para a Nestlé, setembro foi o mês em que alcançou sua maior pontuação na consciência da publicidade. Em seguida, a empresa lançou duas campanhas direcionadas por meio de seus canais de mídia social. No seu canal no YouTube, começou a executar a sua estratégia de publicidade para um novo produto, o Choco Trio.
No caso da Qualy, a sua maior pontuação do ano foi alcançada em junho. Naquela época, a marca estava executando uma campanha no Instagram com o ator, diretor e escritor Ary Fontura para promover o seus potes colecionáveis relativos ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A Sadia, em maio (quando obteve sua maior pontuação em Consciência da publicidade), publicou uma campanha para o Dia das Mães com Dona Déa Lúcia, a mãe do humorista Paulo Gustavo.
A Perdigão e a Seara tiveram o melhor desempenho da Consciência da publicidade durante a temporada de fim de ano. Na época, a Perdigão estava realizando a campanha Chester Nas Alturas, para o qual fez uma parceria com a companhia aérea Gol, oferecendo uma ceia de Natal a 150 passageiros dos voos São Paulo-Punta Cana (República Dominicana) nos dias 20 e 25 de dezembro. Por sua vez, a Seara executou no Instagram, X e YouTube várias ações em torno da sua campanha #BoasFestasTemFestaSeara, revelando vários produtos e iniciativas no Natal e no Ano Novo.