Parceria tem como objetivo interromper o ciclo de pobreza na Favela Haiti com uma metodologia escalável e sustentável

"Quando transformamos o entorno, transformamos o mundo todo". Essa foi a filosofia usada pelo The Town ao anunciar uma parceria com Gerando Falcões, Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen e Vozes das Periferias. A iniciativa faz parte do pilar “Por Um Mundo Melhor”, nascido no Rock in Rio em 2001.

A união entre as empresas, instituições e entidades tem como objetivo, por meio da ação promovida na Favela Haiti, garantir o cumprimento de metas que compõem o projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida) e interromper o ciclo de pobreza na comunidade localizada na Zona Sudeste de São Paulo com uma metodologia escalável e sustentável que está sendo instalada para o desenvolvimento da comunidade.

Nesta terça-feira (2), a Prefeitura e a Gerando Falcões assinaram o protocolo de intenções para que as ações sejam realizadas com o projeto que visa impactar 290 famílias promovendo o fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado das famílias até dezembro de 2024.

“Sabemos do potencial da nossa marca em mobilizar o público e os parceiros em nossas causas e, por isso, queremos inspirar e incentivar novos acordos entre governo, iniciativa privada, ONGs e sociedade civil para interromper o ciclo de pobreza social no país e contribuir para a construção de um mundo melhor", afirmou Luis Justo, CEO da Rock World, empresa responsável pelo The Town e Rock in Rio.

Entre as metas estabelecidas, estão:

Desenvolvimento Social:
- 290 famílias acompanhadas pelo programa decolagem.
- 100% do território com acesso à internet
- 100% das crianças matriculadas em creches ou escolas
- 100% da população alfabetizada
Geração de Renda:
- Zerar o desemprego para pessoas disponíveis (por meio de aceleração de empreendedores, trilhas de capacitação profissional e conexão com vagas de empregos
- Combate à evasão escolar e inserção dos jovens no mercado com a formação de 52 jovens no projeto Jovem do Futuro
Urbanismo e Moradia:
- 100% das famílias com abastecimento de água (por meio de uma parceria com a Biosaneamento e a SABESP, onde iremos instalar caixas d’água para abastecimento do território até agosto e fazer a ligação delas com a rede regular de distribuição de água a partir de setembro)
- 115 Melhorias habitacionais e fachadas
- Construção de 21 sobrados sustentáveis

Localizada na Região Sudeste de São Paulo, a Favela Haiti foi escolhida pela Gerando Falcões para ser a quinta Favela 3D do Brasil, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as quase mil pessoas que moram no local. O trabalho na região começou a ser colocado em prática desde 2022, quando foi realizado um estudo no local que identificou o percentual de pessoas que ficaram entre a ‘pobreza’ e o início da ‘dignidade’ na classificação da busca pela ‘quebra do ciclo da pobreza’.

Após o diagnóstico, iniciou-se a etapa de planejamento em co-criação com a comunidade local, onde foi realizada a priorização dos temas mais sensíveis para os moradores da comunidade e desenvolvido o planejamento de ações urgentes, pautado em três frentes, sendo elas urbanismo e moradia, geração de renda e desenvolvimento social.

Agora, com a assinatura do protocolo de intenções, The Town, Gerando Falcões, Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen e Vozes das Periferias estão prontos para iniciar a primeira fase do projeto ainda neste mês de maio. A expectativa é que até o final de junho já se apresentado o primeiro projeto, que é realizado em conjunto com os moradores.

"O Favela 3D é um programa de interesse público que visa a superar a pobreza crônica nos territórios contemplados. As favelas são um polo de criatividade, inovação, cultura e empreendedorismo e, com uma estrutura urbana digna e as oportunidades certas, além do apoio de diferentes atores da sociedade, essas pessoas podem alavancar o crescimento do Brasil", salientou Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões.

Por meio da Prefeitura de São Paulo, o projeto passa a contar com cooperação institucional, intercâmbio de informações, cooperação técnica e desenvolvimento de ações. Já a Gerdau irá atual junto ao Favela 3D na revitalização de habitações de comunidades e de ter a habitação como um dos eixos de sua estratégia social, enquanto a Fundação Grupo Volkswagen será responsável pela mobilidade social e pela inclusão, com investimentos em iniciativas de geração de renda, empreendedorismo, qualificação profissional e protagonismo comunitário.