ABDC conta com mais de 140 profissionais de diferentes estados do Brasil
A Associação Brasileira de Diretoras, Diretores e Diretories de Cena (ABDC) está sendo lançada oficialmente no mercado.
Com menos de um ano de operação, a ABDC já conta com mais de 140 profissionais de diferentes estados, em diversos estágios de carreira e que atuam nas principais produtoras do país.
A Associação já está debatendo e organizando algumas causas a partir de quatro comissões de trabalhos, sendo elas "Comissão de Tratamentos", "Comissão de Boas Práticas", "Comissão de Inteligência Artificial" e "Comissão de Políticas Antiassédio e Descriminações".
A identidade visual da ABDC foi criada pelo Studio Cama, liderado pelo artista visual Felipe Cama. O logotipo, inspirado em uma claquete, foi desenhado para representar as iniciais ABDC.
A criação da ABDC aconteceu no dia 8 de novembro de 2023, em uma assembleia que reuniu 97 profissionais atuantes do mercado de produtoras, mas a ideia de se criar uma associação veio antes disso, em 2021, quando uma comissão inicial de trabalho deu início a uma série de encontros para estudar e debater formatos que culminou no desenvolvimento de um estatuto sólido e na redação de um código de ética que refletisse os principais valores desejados.
A adesão foi crescendo, se organizando, até que houve a assembleia que, no mesmo dia de sua fundação, elegeu sua a primeira diretoria composta por Georgia Guerra-Peixe (Joca), Hanna Batista e Carlão Busato, na presidência; Guilherme Petry e Pedro Tejada, na diretoria financeira; Lu Villaça e João Papa, na diretoria de pessoas associadas; e a dupla 2Vilão (Mary Abrantes e Peri) e Caio Rubini, na diretoria de comunicação.
"Foi a realização de um projeto antigo que parecia impossível. Durante o encontro, olhávamos ao nosso redor e víamos inúmeros profissionais que admiramos. Mas ali éramos apenas colegas de profissão com um propósito em comum", afirmou a diretoria de pessoas associadas.
As inscrições para se associar estão abertas a quem tiver interesse de participar. O acesso é feito pelo site - www.abdc.site - onde há a documentação prevista no estatuto para o ingresso da pessoa profissional interessada. Entre os valores das mensalidades, há duas opções solidárias destinadas a pessoas que, no momento, não podem arcar com o pagamento integral.