País é o primeiro da América Latina a receber a entidade; movimento tem parceria global com o Linkedln
"O Brasil é um dos melhores exportadores de criatividade". Foi assim que Fredrik Borestrom, presidente Global da IAA e executivo de publicidade digital do LinkedIn, anunciou a chegada da Associação Internacional de Publicidade no Brasil.
A International Advertising Association (IAA) foi oficialmente lançada no país nesta quinta-feira (6), em evento realizado no escritório do LinkedIn, em São Paulo.
Fundada em 1938 em Nova York, a entidade global representa todos os segmentos da indústria de marketing e comunicação, com atuação em 56 países. Esta é a primeira operação na América Latina.
Durante o encontro, Fredrik Borestrom destacou a importância da expansão da associação na região e o papel do Brasil no cenário global.
“Quando você faz parte de uma organização como essa, pode ser uma transformação da sua trajetória. Por isso, é tão importante trazer essa oportunidade para o Brasil. E nós queremos trazer essa rede global aqui para o Brasil, mas nós também queremos trazer vocês para essa rede. Porque é assim que nós trabalhamos.”, explicou.
Borestrom também ressaltou que durante seus três anos de presidência, quer ampliar a atuação da IAA em regiões com potencial de impacto. "Nós todos sabemos que, quando você entra em uma agência criativa, em qualquer lugar do mundo, seja em Estocolmo, Londres, Mumbai, Singapura, Beijing, Sidney, a pessoa mais criativa do mundo é a brasileira. O Brasil é um dos melhores exportadores de criatividade", afirmou ele.
A executiva brasileira Fabiana Schaeffer, integrante do conselho global da IAA e vice-presidente de Sustentabilidade da associação, reforçou a proposta de criar um espaço colaborativo no país. “Há um impacto real sobre as agências, as comunidades e o setor como um todo. Nosso objetivo é construir pontes para o mundo, esse é o nosso verdadeiro propósito. Queremos ser uma ponte entre marcas, agências, universidades e instituições. Queremos impulsionar o mercado e transformar a forma como nos comunicamos, gerando valor”, disse.

Segundo Fabiana, o capítulo brasileiro da IAA pretende ser um ambiente de troca e desenvolvimento. “Aqui no Brasil, queremos que esse seja um espaço de colaboração, aprendizado e ação, em que boas ideias tenham protagonismo. É isso que queremos construir. Então, o que fazemos? Basicamente, reunimos pessoas em torno da IAA”, completou.
A entidade também estrutura sua atuação em três frentes complementares. Para a indústria, a IAA se posiciona como uma ‘bússola global’, para guiar as transformações do setor, promovendo debates e pesquisas sobre novas estratégias de crescimento e boas práticas. Para as marcas, busca ampliar a visibilidade e o engajamento com os diferentes atores da cadeia publicitária, fortalecendo oportunidades de reputação e negócios.
Já para os profissionais, a associação promove o desenvolvimento de carreiras por meio de uma rede internacional de networking, educação e trocas profissionais entre líderes e jovens talentos do mercado.