Encontro, promovido pela APBR, teve como objetivo fomentar o desenvolvimento do setor no país por meio de palestras
O Sponsors Brasil, encontro anual da Associação Patrocínio Brasil (APBR), reuniu mais de 120 profissionais do setor de patrocínios em um evento que aconteceu no dia 25 de março, na Champions League Experience Brasil, em São Paulo.
O encontro, promovido pela APBR, teve como objetivo fomentar o desenvolvimento do setor no país por meio de palestras que abordaram temas relevantes para o universo dos patrocínios.
"Estou extremamente satisfeito com o resultado do encontro anual da APBR. Acreditamos que criar espaços para diálogos construtivos e parcerias inovadoras é fundamental para impulsionar o setor de patrocínios no Brasil. Além disso, é importante destacar a importância econômica e social do setor de patrocínios e parcerias, que desempenha um papel crucial no desenvolvimento de diversos segmentos e na promoção de valores positivos em nossa sociedade", afirmou Adauto Gudin, Presidente da Associação Patrocínio Brasil, que deu início às apresentações destacando a importância da conexão e inovação no mundo do patrocínio.
Já Beatriz Borges, VP da APBR, usou seu espaço para destacar a importância do tema e do formato do evento, ressaltando que a associação conseguiu proporcionar um ambiente propício para o diálogo e troca de experiências.
Palestras
Durante as palestras, Lívia Lopes, head de impacto positivo e sustentabilidade de Pernambucanas, abordou o tema da materialidade na construção de valor de patrocínio e discutiu como a sustentabilidade e o impacto social positivo são essenciais para gerar valor agregado e fortalecer a reputação das empresas.
Já Anis Gloss, gerente de marketing da Mormaii, apresentou dados de um estudo de caso sobre patrocínio esportivo como ativo estratégico no marketing e compartilhou como a empresa linha os valores da marca com os eventos e atletas patrocinados.
"Participar do encontro promovido pela APBR foi uma experiência incrível para a Mormaii. Tivemos o privilégio de compartilhar nossas iniciativas e vivências no campo do patrocínio esportivo, além de conhecer de perto os cases brilhantemente apresentados por outras empresas. Estamos entusiasmados para contribuir ainda mais com os próximos eventos e projetos que fortaleçam o cenário do marketing esportivo no país", ressaltou Anis.
Rafael Simas, gerente de comunicação e marca da Gerdau, usou seu tempo para explorar o papel dos patrocínios na geração de valor para a indústria de base. O executivo destacou como o patrocínio pode ser utilizado para fortalecer a marca e estabelecer conexões significativas com o público-alvo.
Ao longo do evento, Valdir Paparazo, coordenador de marketing esportivo e patrocínios do Assaí Atacadista, compartilhou a experiência da marca com patrocínios culturais e esportivos e falou sobre a importância de eventos como este para trocar experiências e conhecer as estratégias de patrocínio de diferentes setores.
Denise Coelho, diretora de marketing da ticket serviços, também apresentou um estudo de caso sobre o rejuvenescimento da marca e a aproximação com a geração Z através de estratégias de patrocínio. A executiva ressaltou a relevância de entender as preferências e comportamentos dessa geração para criar campanhas eficazes.
Por fim, Cínthia Katachinsky Bianchi, SR gerente de marketing e produtos da DHL, explorou a abordagem da empresa para patrocínios globais e locais, destacando como a DHL integra suas estratégias de patrocínio com suas iniciativas de marketing e comunicação para maximizar o impacto e o alcance.
O Sponsor Brasil contou com o apoio dos parceiros estratégicos como a Champions League Experience Brasil, propmark, Gerdau, Ticket, Ubrafe, Assaí Atacadista, DHL, Mormaii, CBSurf e Trevisan, entre outros.