Além da ação em campo, a Juntos pelo Planeta também divulgou uma campanha assinada pela Giusti Creative PR e produzido pela Santeria
O Bahia e o Atlético Mineiros se uniram em uma ação que tinha como objetivo alertar o público sobre o aquecimento global.
A iniciativa aconteceu na partida deste domingo (2), na Arena MRV, quando os atletas Hulk e Everton Ribeiro dividiram a condução de uma bola de gelo, feita de água de reuso, representando o planeta Terra. A bola permaneceu no entorno do gramado, derretendo, simbolizando o aquecimento global.
Além da bola de gelo, os jogadores carregaram em suas camisetas um patch símbolo da campanha 'Juntos pelo planeta', bem como as bandeirinhas de escanteio e faixa de capitão das equipes, que também foram customizadas.
O Galo Doido, mascote do clube mineiro, e os mascotinhos, também entraram em campo com uma bandeira da campanha.
Junto aos times, o Instituto Galo e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público da Bahia (MPBA), e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) também apoiaram a ação que faz uma alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5).
Para além da ação em campo, a Juntos pelo Planeta também divulgou o lançamento de uma campanha, que foi exibida nos telões da Arena MRV. O filme, assinado pela Giusti Creative PR e produzido pela Santeria, é totalmente focado no derretimento da bola de gelo e inserts do que pode acontecer com o planeta se nenhuma atitude for tomada para combater as mudanças climáticas.
Ao final, o vídeo chega ao ano de 2050, quando os danos podem ser irreversíveis, de acordo com relatório da Chatham House, de Avaliação de Riscos das Mudanças Climáticas, e anuncia a declaração do risco de extinção da humanidade, alertando que ainda há tempo para virar o jogo.