Conteúdos abrangem diferentes gêneros, como entretenimento, história, educação e investigação jornalística

A Audible e a Amazon lançaram os primeiros "Audible Original" produzidos nacionalmente em comemoração ao primeiro ano do serviço no Brasil. Os conteúdos abrangem diferentes gêneros, como entretenimento, história, educação e investigação jornalística. As produções já estão disponíveis no catálogo para assinantes da Audible e na versão e-book na loja Kindle.

Diversos criadores e produtores brasileiro escreveram as histórias, como Bianca Comparato, João Jardim, Manuela Cantuária, Thiago André, Paula Scarpin e Renata Tupinambá, entre outros. Além disso, personalidades emprestaram a voz para a interpretação e narração, incluindo Alice Braga, Cláudia Abreu, Eduardo Moscovis, Daiara Tukano, Debora Lamm, Jorge Lucas, Lázaro Ramos, Paola Carosella, Patrícia Hargreaves e Rafa Brites.

Dentre os conteúdos em áudio estão "Por que Mudei?", de Lázaro Ramos, e "Clube das Impostoras", de Rafa Brites, que trazem depoimentos voltados para o desenvolvimento pessoal. O catálogo também inclui séries investigativas em áudio e com contexto histórico, como "Yawara – uma história oculta do Brasil", com Alice Braga e Daiara Tukano, "Do Céu ao Inferno - O Caso Herberts Cukurs", com Patrícia Hargreaves, e "Apartheid Tropical", com Thiago André do História Preta. Também tem ficção com "Ninguém com Esse Nome", protagonizado por Cláudia Abreu, Eduardo Moscovis, Débora Lamm e Solange Couto. Além de autobiográfico com Paola Carosella em "Nem Só de Pão" e "Método Exposto", com Jorge Lucas, que traz um humor ácido. Também foram produzidas mais de 110 horas de conteúdo educacional com professores da Casa do Saber.

"Essas são histórias nativas, nunca antes contadas neste formato e que destacam a riqueza da diversidade cultural do país, além de trazerem à tona temas relevantes para a sociedade, como política, nazismo, gênero, resgate histórico, preservação dos povos originários e muito mais. Essa expansão de portfólio representa a evolução natural do nosso serviço, alinhada com o objetivo de oferecer cada vez mais conteúdo em áudio de alta qualidade para uma audiência crescente. Ao longo deste primeiro ano de atuação no país, também ampliamos nosso catálogo de audiolivros para mais de 700 mil títulos, sendo seis mil deles em português", diz Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible no Brasil.

Além disso, a Audible anunciou o "Pitching Project", que oferece a oportunidade para escritores, roteiristas e outros profissionais criativos de trabalhar com a Audible para criar e produzir um Audible Original.

Crédito: Divulgação Amazon