A campanha, criada pela Tech and Soul, utiliza plataforma de relacionamentos como canal de encontro da população com a arte
A B3, bolsa de valores do Brasil, se uniu com o Tinder para uma ação que tem como objetivo incentivar o aumento das visitas nas instituições de arte.
Na iniciativa, criada pela agência Tech and Soul, usuários do aplicativo de relacionamento poderão ser impactados por dois perfis curiosos, a Frederika, de 32 anos, e o Vicente, de 35 anos. Ambos foram inspirados em Frida Kahlo e Vincent Van Gogh, e as fotos apresentadas no app foram criadas com ajuda da inteligência artificial.
Caso o “match” aconteça, os pretendentes serão impactados com uma mensagem que os convida para que o encontro aconteça em um museu, sendo ela: “Adorei te conhecer. Se você quiser me encontrar, tô no Masp. Mas tem outros vários museus que podem ser um lugar perfeito para um date seguro e cheio de boas conversas. E o melhor: de graça”.
A campanha também tem o objetivo de reforçar um benefício oferecido pelo B3, que é a gratuidade a visitas em vários centros culturais aos quais patrocina, entre eles o MASP (Museu de arte de São Paulo), a Pinacoteca de São Paulo e o MIS (Museu da Imagem e do Som), na capital paulista; o Instituto Inhotim, em Minas Gerais, e muitos outros. Os patrocínios acontecem também por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“Há mais de 130 anos, a bolsa do Brasil assume o compromisso de auxiliar no desenvolvimento do país e isso não se limita à economia. Queremos expandir o acesso dos brasileiros à cultura, pois entendemos que esse é um ativo que valoriza a sociedade. Temos no nosso DNA democratizar o acesso das pessoas a investimentos, por meio de educação financeira. Com essa campanha, queremos fazer o mesmo com o acesso a manifestações artísticas e culturais”, afirmou Bruna De Caro, superintendente de marketing e marca da B3.
Além da divulgação direta dentro do Tinder, a campanha será reforçada por estratégia com influenciadores, que dividirão nas suas redes o curioso “match” com Vicente e Frederika, bem como suas semelhanças com os artistas famosos. O conteúdo, postado em dias diferentes, vai desde a descoberta até uma visita real aos museus para o suposto encontro, sendo reverberadas também por perfis como Choquei e Memes Twitter.
“A campanha decidiu usar uma plataforma como o Tinder para mostrar que o melhor match é investir em cultura. Através de inteligência artificial, criamos esses personagens que representam a paixão pela arte que devemos cultivar todos os dias em nosso país. Os impactos são positivos para as empresas e seus negócios, para a população e a sociedade como um todo”, explicou Flávio Waiteman, sócio e CCO da Tech and Soul.
A ação de distribuição de ingressos pelo Tinder é restrita a usuários localizados em São Paulo e envolve ingressos para o MASP, Pinacoteca de São Paulo, MUB3 – Museu da Bolsa do Brasil, além do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro; e Inhotim, em Minas Gerais. Já a gratuidade para visitas em dias predefinidos, em diversos locais espalhados pelo Brasil, é válida até o fim deste ano para qualquer pessoa, com disponibilidades e informações apresentadas nos perfis da B3.