Estratégias institucionais, campanhas de produtos e serviços buscam mostrar a relevância das marcas no dia a dia dos brasileiros
Os bancos intensificam o investimento em estratégias de comunicação capazes de diferenciar propostas. Entre parcerias com influenciadores e celebridades, as campanhas tentam chamar a atenção dos clientes a fim de fortalecer a imagem das instituições e aumentar a confiança dos brasileiros.
As ações do Itaú seguem diferentes temáticas. A marca mais valiosa do Brasil, com valor de US$ 8,4 bilhões, segundo ranking do Brand Finance, reforça benefícios de produtos e serviços, a simplicidade do seu aplicativo e a segurança digital contra fraudes e golpes.
Mas a estrela da estratégia é a campanha em comemoração aos cem anos do banco, que trouxe a cantora Madonna para um show gratuito no Rio de Janeiro. Cerca de 1,6 milhão de pessoas dançaram ao som da cantora na Praia de Copacabana no dia 4 de maio. Na véspera, a fachada do Copacabana Palace ganhou iluminação especial, repetida durante o único show de Madonna na América do Sul, que encerrou a turnê ‘The celebration tour’.
Setores específicos também estão no holofote. Ao som de ‘Eye of the tiger’, da banda Survivor, o apresentador Marcos Mion retornou à comunicação do Itaú Uniclass em campanha da Galeria que promove os produtos de crédito, serviços e facilidades ofertadas aos correntistas. TV, vinhetas em transmissões de jogos de futebol, digital e mídia out of home (OOH) divulgaram a ação, que posiciona o banco como “um aliado na realização dos objetivos dos nossos clientes”, frisou Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, em junho, quando a campanha foi lançada. ‘Correndo do seu lado’ é o nome do filme de estreia, que reforça o conceito ‘Pra você chegar lá’, apresentado pelo ator Sylvester Stallone e Mion, em 2023. Desta vez, foi Mion quem disse “Keep going”.
Dos jogos eletrônicos aos esportes, o Itaú Unibanco abre o leque de marketing. Após lançamento em fevereiro de 2023 com o piloto britânico Lewis Hamilton, o conceito ‘Sempre em movimento’, do Itaú Personnalité, ganhou em março o endosso do tenista Carlos Alcaraz em outra campanha criada pela Galeria. A ação reforça o novo posicionamento ‘Feito de futuro’, lançado no fim de 2023 para abrir o calendário de celebrações do centenário do banco. O projeto foi criado em conjunto pelas agências Africa Creative e Galeria.
O design da nova marca remete à origem do nome Itaú que, em tupi-guarani, significa pedra preta. A cor laranja ganhou destaque ao lado dos tons de azul, que identificam as áreas Uniclass e Personnalité. Já o Itaú BBA e o Private são agora reconhecidos por tonalidades mais escuras.
Escuta
O Bradesco baseia as suas ações em uma abordagem centrada no cliente, enquanto o planejamento é fundamentado na escuta ativa, tanto no ambiente digital quanto no offline.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 5 de agosto de 2024