O evento contou com a presença de Silvio Meira e CMOs de grandes empresas. Na ocasião, foram apresentados estudos com foco em comportamento e impacto socioambiental
Como o mercado de comunicação e live marketing devem se comportar nos próximos 15 anos? Norteados por esse questionamento, Batux, uma das principais agências de inovação em live marketing, promoveu um evento no último dia 13 com a presença de Silvio Meira e outros grandes nomes do mercado.
O evento ainda contou com um cenário encantador: a sede do AYA Earth Partners, um ecossistema que oferece mentoria, serviços e conteúdo, do qual a Batux é membro, localizado em um dos ambientes mais arborizados da cidade de São Paulo.
Chris Bradley, CEO da Batux, deu início à celebração lembrando com carinho de todas as conquistas realizadas ao longo dos últimos 15 anos e agradeceu marcas, parceiros, colaboradores e amigos presentes. “Os valores construídos ao longo desses 15 anos nos trouxeram a certeza de que estamos no caminho certo.”
Em seguida, André Alves, da Float, fez questionamentos aos convidados com o estudo “Viralismo e impacto digital”. Perguntas como “Você se sente na obrigação de viralizar?” e “O que acontece quando todas as marcas estão jogando esse jogo da viralização?” nortearam reflexões, especialmente voltadas para a presença de marcas nas mídias sociais.
Já Ariane Santos, CEO Badu Design, dividiu com o público sua trajetória com a economia circular e como uma mulher preta ajuda outras mulheres a criar um mundo mais sustentável, com foco na economia circular. Ariane também contou sobre projetos para o futuro e convidou todos a entrarem nessa missão de transformar o futuro. “Quando movimentamos uma economia do cuidado, nós olhamos para o futuro. A gente pode transformar e transformar junto vai ser bem melhor”, finalizou a CEO.
Chris Michelassi, da Tempo2, fez uma apresentação inédita dos insights do estudo autoral “Encontros e Desencontros Intergeracionais”. Durante a apresentação, divulgou os principais desencontros geracionais - como maturidade sendo ponto de inflexão, jovens e maduros sentindo falta da compreensão um do outro, além de desconfiança e insegurança de ambas as partes. As reflexões dos problemas entre jovens e maduros, também foram discutidas e compartilhadas durante a apresentação.
O expert em tecnologia e comportamento Silvio Meira, Chief Scientist da TDS Company e um dos maiores futuristas do País, explorou o futuro do comportamento do consumo, destacando o “Marketing do Futuro”, o ‘fim’ do foco apenas em produtos e a necessidade das marcas investirem principalmente em experiência para o cliente.
O último painel, moderado por Cris Pereira, ESG Advisor da Batux, contou com a participação de CMOs de grandes empresas. Danielle Sardenberg, do Santander, Patricia Pessoa, da Whirlpool, e Rodrigo Visentini, da Unilever, junto às perspectivas de Silvio Meira, comentaram sobre suas últimas campanhas e como elas refletem os próximos passos e o futuro das marcas.
Neste ano, o Santander apostou em seu primeiro produto cultural voltado às crianças com a série animada “Dinheiro em espécies”. Danielle disse que o projeto começou com duas dores: o brasileiro tem pouca educação financeira e a nova geração está passando pela desmaterialização do dinheiro. “As crianças não têm mais aquela noção física que nós temos do dinheiro. Isso, inclusive, influencia e aumenta a dificuldade do aprendizado de Matemática no Brasil.”
Visentini, da Unilever, falou sobre a campanha “Segunda Sem Desperdício”, da Hellmann's. “É um projeto focado em resolver duas dores que identificamos: muito desperdício de comida e muita fome.” Além disso, o CMO disse que Unilever participa ativamente com outras marcas em doação de comida e que é importante que “a causa venha antes da marca”.
Patricia, da Whirlpool, destacou a campanha “Geladeira”, que retrata a conexão que as pessoas possuem com o eletrodoméstico, marcando o início do reposicionamento da marca. “A campanha foi o ponto de partida para redesenhar a assinatura da marca: É outro mundo. Queremos desbravar esses outros mundos. Por isso estamos falando de pautas e não causas, a campanha resgata o afeto dos consumidores com a marca Brastemp.”
“Estamos no meio de uma transição de um marketing de legado, que sabia como fazer o posicionamento de uma marca para o público, transitando para o marketing do futuro”, comenta Meira sobre o novo posicionamento da Brastemp e tantas outras marcas.
Os CMOs encerraram o debate refletindo sobre o futuro, com Patricia destacando uma pergunta crucial: o futuro vem do futuro ou tem raízes no passado? Os demais CMOs também enfatizaram a importância do presente na construção de um futuro com práticas mais saudáveis.
“Ao celebrar 15 anos, a Batux reafirma seu compromisso com a inovação nos pilares de inteligência de dados, produto, cultura, práticas ESG, pessoas e talentos. Estamos vivenciando no presente e os desafios e oportunidades que o futuro nos reserva. É uma jornada que transcende o tempo, proporcionando horizontes inspiradores para os próximos 15 anos de atividades da agência”, concluiu Chris Bradley, CEO da Batux.
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