'Magia Amarela' chamou a atenção das redes sociais pela semelhança de mensagem e identidade visual da canção 'AmarElo', de Emicida

As redes sociais foram invadidas com debates envolvendo a última campanha de Bauducco, assinada pela Galeria, que conta com a canção 'Magia Amarela', interpretada por Juliette e Duda Beat.

A música foi lançada na noite desta terça-feira e logo chamou a atenção do público pela semelhança com a canção 'AmarElo', do Emicida, tanto em relação à mensagem quanto a identidade visual.

O assunto tomou força nas redes sociais após Evandro Fióti, CEO da Lab Fantasma e irmão do cantor, se posicionar e afirmar que o trabalho dele e do irmão havia sido "roubado conceitualmente".

O produtor também afirmou que a marca havia procurado Emicida para estrelar a campanha, mas que o acordo não foi fechado. "Essa música faz parte de uma estratégia de reposicionamento de uma marca que negociou com a gente, só que a gente não chegou a um acordo tanto por cronograma quanto por prazo e questões financeiras. A verba que eles tinham não justificava a entrega que a gente tinha de fazer", explicou o CEO.

Procuradas pelos propmark, a Bauducco e a Galeria se pronunciaram sobre as acusações, reiterando que a música "Magia Amarela" foi criada para fazer parte da campanha que leva o mesmo nome, com o objetivo de "celebrar o amarelo característico da identidade e presente nas embalagens e comunicação da marca há mais de 30 anos".

As empresas também esclareceram que a tipografia usada na divulgação seria a mesma já usada pela marca e que a escolha por Juliette e Duda Beat como intérpretes se deu pela relação entre as cantoras. A Galeria confirmou ao propmark a informação de que Emicida foi "cotado" para estrelar a peça, porém não esclareceu se tentou contratá-lo.

Por fim, a Bauducco e a Galeria informaram que, diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, decidiram cancelar a campanha e seguirão dialogando com os artistas envolvidos.

Leia o posicionamento na íntegra:

A música "Magia Amarela", protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: "Um sentimento chamado Família".

A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.

Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam "uma família" com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.

Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união.

Juliette e Duda Beat se posicionam

Assim que o assunto tomou conta das redes e após o pronunciamento de Fióti, foi a vez de Juliette e Duda Beat se pronunciarem sobre o caso. Em nota, a equipe da ex-BBB reforçou que a música faz parte de uma campanha publicitária e Juliette foi contratada como uma das intérpretes para o trabalho audiovisual.

Já a equipe de Duda Beat apontou que a cantora teria identificado semelhanças com a música de Emicida. A nota também apontou que, desde o primeiro contato entre a agência e o escritório da cantora, o nome de Felipe Vassão — um dos autores do projeto musical e da canção 'AmarElo' — estava citado no escopo da campanha como autor da faixa comercial. A publicação da equipe da cantora foi excluída alguns minutos após a publicação.