Publicitário começou a carreira na internet, mas acumula passagens em veículos e agências de publicidade, antes de fundar a própria empresa
O mercado de agências independentes no Brasil ganhou mais um player: a BSN Creatives. Embora tenha sido criada em 2017 como um estúdio de design, a empresa tomou forma como agência de propaganda há um ano e está se apresentando agora ao mercado publicitário. Quem está por trás da BSN é George Acohamo, mais conhecido como Benson, um dos pioneiros da internet brasileira.
“Eu fiz o caminho contrário, comecei com internet, depois fui para agência de propaganda tradicional. Abri a BSN, inicialmente para ser um estúdio de design, em 2017. No começo do ano passado, por causa de uma demanda de um cliente, acabou virando uma agência. Mas quero manter o olhar de boutique”, conta Benson.
Em sua visão, existe um “buraco” a ser preenchido no mercado de agências. “Esse movimento de agências independentes não está acontecendo à toa. Tem cliente que não quer mais lidar com grupos internacionais. Existe essa demanda. E tem cliente que não é tão grande e quando trabalha com uma agência grande fica frustrado”, avalia ele.
Segundo Benson, muita coisa mudou na propaganda. Para o publicitário, hoje um dos maiores desafios é reter talentos, porque agência não é mais a primeira opção de trabalho dos jovens, já que muitos deles têm uma visão tóxica do mercado. “O que percebo é que os novos talentos têm um olhar muito tóxico do que é a propaganda, isso muito por conta do que a minha geração passou. Eles são muito diferentes, não toleram virar a noite trabalhando, por exemplo”, comenta.
Ano da virada da BSN Creatives, em 2022 vieram contas como a da Livraria Saraiva e da Companhia Tradicional de Comércio (com as marcas Braz e Lanchonete da Cidade). A agência atende ainda um segmento da C&A; Yes We Grow e Adrenalina Pura (canal de streaming, parceria entre Amazon Prime + Sofa Digital + California Filmes). Além das contas atuais, a BSN Creatives também desenvolveu projetos para Renner, TV Cultura, Google, Mekal, Julia Petit, Jack Vartanian, Instituto Criar e ID_BR, entre outros.
“Eu não quero chegar a ter uma estrutura gigantesca, também não acredito mais nisso. Tem profissionais incríveis para você plugar no mercado. É importante trazer gente com olhares diferentes. Quero manter o perfil de boutique. Estou esperando um bom ano, a meta é agressiva: dobrar o portfólio, chegar a dez contas até o fim do ano”, revela Benson.
Antigo, mas novo
Outra meta é atender clientes fora do eixo Rio-São Paulo. “Tenho metas para atender marcas no Norte e Nordeste. A gente é do tamanho do cliente que estamos atendendo, com um olhar muito tailor made para cada um”. Benson completa: “Para mim, voltar ao mercado de agências traz uma sensação de que tudo isso é antigo, mas ao mesmo tempo é tudo novo”.
Publicitário com formação em direção de arte e origem no mercado carioca, sua carreira inclui passagens por Zip.NET e TV Globo; e em agências de propaganda como Africa, FBiz, DPZ, NBS e Loducca. Benson também foi VP de marketing da Paramaker e head para Brasil e América Latina da ad2games, antes de fundar a BSN Creatives, “uma startup focada em fazer comunicação eficiente, em qualquer meio, de qualquer tamanho, próxima ao negócio do cliente, mas com personalidade”. O nome BSN é uma analogia ao seu apelido, Benson, sem as vogais.
Sobre diversidade no ambiente de trabalho, Benson afirma que esse é um assunto importante que não pode ser esquecido. “Na minha época, eu era o único negro entre os criativos de agências. Realmente não me lembro de outros pares pretos”, relembra ele.