Campanha idealizada pela AlmapBBDO marca o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
No Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado nesta sexta-feira (21), a Biblioteca do Memorial da América Latina, em São Paulo, amanheceu com prateleiras praticamente vazias. A ação, promovida pela Amazon Brasil e idealizada pela AlmapBBDO, deixou expostos apenas os livros de autoria de escritores negros, evidenciando a baixa representatividade dessas vozes na literatura.
A iniciativa está conectada ao Prêmio Kindle Vozes Negras, criado pela Amazon em parceria com a Companhia das Letras para reconhecer e premiar autores negros independentes. O prêmio está com inscrições abertas até 6 de abril, e o vencedor será anunciado em novembro. Além da premiação em dinheiro, a obra escolhida será publicada pela editora, e os finalistas terão seus livros transformados em audiobooks pela Audible Brasil.
“A representatividade na literatura é essencial para promover equidade no acesso à cultura. Essa iniciativa convida os leitores a explorar novas perspectivas e incentiva que mais autores negros tenham suas histórias amplificadas”, acrescenta Lillian Dakessian, líder de marca e comunicação da Amazon Brasil.

Além da ação visual, a programação do dia inclui leituras de trechos de obras escritas por autores negros. Entre os convidados estão Renan Gonçalves da Silva, vencedor da oitava edição do Prêmio Kindle de Literatura com 'A voz que ninguém escutou', Vanessa Passos, autora de 'A filha primitiva' e Samuel Gomes, que apresentará 'Guardei no armário'.