Criação da campanha é da Africa Creative, com produção da Iconoclast e direção de Pedro Tajada
A 36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática lançou sua nova campanha "Onde está a sua cabeça que ainda não está na Bienal?", criada pela agência Africa Creative.
Com produção da Iconoclast, direção de Pedro Tajada, VFX da Mosh e locução em improviso livre do cantor e compositor Tom Zé, a ação poética espalha cabeças flutuantes pela cidade de São Paulo como forma de provocar o olhar do público e convidá-lo a visitar a 36ª Bienal de São Paulo, que reúne obras de 125 artistas de diversas partes do mundo e segue com entrada gratuita até o dia 11 de janeiro de 2026.
A campanha transforma o conceito criativo em uma metáfora visual sobre as mentes das pessoas, que, segundo uma pesquisa de Harvard, passam 46,9% do tempo imersas em pensamentos que não têm relação com o que estão fazendo. Nesse contexto, cabeças gigantes surgem, em diferentes formatos, flutuando por São Paulo - tanto no filme, quanto nas peças de OOH - simbolizando esses pensamentos dispersos que nos afastam do presente.
O filme dá vida à campanha ao mostrar cabeças gigantes voando no céu, atravessando diferentes cenários da cidade, presas no trânsito, enroscadas em árvores, batendo em elevadores ou flutuando por restaurantes e estações de metrô – simbolizando pensamentos que se perdem no dia a dia.
No desfecho do filme, todas as cabeças seguem para o Pavilhão da Bienal e, ao entrarem na exposição, se transformam em pessoas reais, reforçando o convite ao público e lembrando que quem deixar de participar desta edição passará dois anos pensando no que perdeu.
"Cabeças são símbolos de imaginação, de ideias e de sonhos. E, muitas vezes, elas estão em todo lugar, menos onde deveriam estar. Com esta campanha, queremos transformar esse comportamento em poesia visual, provocando as pessoas a perceberem para onde sua atenção anda viajando e mostrando que a Bienal é o lugar perfeito para ela pousar", conta Sergio Gordilho, sócio, copresidente e CCO da Africa Creative.