Com Itaú, Faber-Castell, Colgate e outros, evento acontecerá entre os dias 6 e 15 de setembro e terá como tema "Quem lê faz grandes amigos"

A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileiro do Livro (CBL) e organizada pela RX, começa nesta sexta-feira (6), no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Com o tema "Quem lê faz grandes amigos", que conta com mais de R$ 36 milhões investidos, irá acontecer até o dia 15 de setembro e tem a expectativa de receber mais de 600 mil visitantes.

“Os livros não são apenas companheiros fiéis, mas um amplo universo literário que tem o poder de aproximar leitores, abraçando todas as pessoas independentemente do gênero, idade e origem. E a Bienal do Livro de SP reflete isso com uma programação totalmente focada na diversidade e pluralidade”, afirmou Sevani Matos, presidente da CBL.

Neste ano, a BILSP contará com 15 patrocinadores. O Itaú, AON, Colgate, Grupo Tecnoset, BIC, Suzano e MVB renovaram a parceria, enquanto Paper Excellence, Faber-Castell, Skeelo, Sylvamo, CCR, Open Text, Grupo Syn e o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) farão suas estreias.

Além disso, a edição de 2024 terá 75 mil m², um aumento de 15% em relação a 2022, com 17.267 mil m² ocupados comercialmente, representando um aumento de 45,20% em relação à última edição.

"A captação de novos patrocinadores nesta edição foi motivada pelo desejo dessas marcas de se aproximarem do público diversificado do evento. A Bienal do Livro atrai diferentes perfis de público, desde jovens antenados, até famílias que valorizam a leitura. Para as marcas, apoiar a causa da leitura é uma maneira poderosa de se conectar com esse público e reforçar seus valores", explicou Matos.

Ao longo dos dias, as pessoas irão se deparar com 227 expositores e selos editoriais de todos os gêneros literários, além de uma ampla programação que conta com a parceria cultural do Sesc São Paulo em parte da curadoria do Salão de Ideias e no Praça de Histórias e Praça da Palavra - BiblioSesc.

Entre os expositores confirmados estão Ciranda Cultural, Intrínseca, Grupo Record, Cia das Letras, Editora VR, Faro Editorial, Melhoramentos, Editora Vozes, Sextante, Panini, Planeta, Harper Collins, Globo Livros, Novo Século, Edições SESCSP, Livraria Drummond, Edições Loyola, entre outras.

No total, serão mais de 2.000 horas de programação cultural e 13 espaços oficiais do evento com atividades relacionadas ao universo literário.

Ativações
No caso do Itaú, que está apresentando a Bienal, o banco estará presente por meio da Fundação Itaú, apresentando um amplo recorte da Ocupação Machado de Assis, já exibida no Itaú Cultural.

"É com entusiasmo que oferecemos para o público da Bienal do Livro, no nosso estande, uma mostra do que foi a vida, a obra e a trajetória de Machado de Assis. Ele é um dos patronos da literatura brasileira, foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, influenciou e influencia todas as gerações de escritores posteriores, colocou nossa produção literária no exterior e é estudado nacional e internacionalmente até hoje", explicou Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú.

A exposição, que conta com 120 m², traça um passeio pelos 69 anos de vida do autor entre vídeos, fotos, e fac-símiles, além de apresentar diversas facetas de Machado que, além de escritor, era enxadrista, foi censor, funcionário público e tradutor.

"A parceria do Banco Itaú com a Bienal completa uma década nesta edição, assim, consideramos que apresentar um recorte da Ocupação Machado de Assis, realizada no Itaú Cultural, sendo a mostra desta série que teve mais público, é uma celebração", completou Saron.

Já a Faber-Castell irá apresentar o conceito "Marque o que te marca", destacando sua linha de marcadores de texto, Textliner 46, SuperSoft Gel e Grifpen, incluindo os lançamentos: Coleção Revigora & Energiza e Relaxa & Reequilibra que possuem aromas diversos. A cenografia é assinada pela BTO+.

Espaço da Faber-Castell terá 60 m² (Divulgação)

Em um espaço de 60 m², a marca estimulará a criatividade e convidará os visitantes a terem experiências em espaços instagramáveis com um cenário literário, um livro gigante interativo e uma parede sensorial em que os visitantes poderão sentir os aromas dos novos marcadores.

"Quando fechamos a participação da Faber-Castell na Bienal do Livro em São Paulo, queríamos surpreender os apaixonados pela literatura, crianças, estudantes, educadores e profissionais de diversas áreas que participarem do evento. Foi pensando nisso que desenvolvemos um espaço que proporciona uma jornada para o visitante", afirmou Flávia Giordano, diretora de Marketing da Faber-Castell.

A Colgate-Palmolive, no lugar de parceria do evento, será responsável por ações sociais e de inclusão.

Para isso, um staff inclusivo foi determinado para acompanhar todo o planejamento, execução e finalização da Bienal do Livro SP, oferecendo oportunidades de trabalho em diversas áreas. Os idosos e pessoas com deficiência, por exemplo, irão compor a equipe do “Posso Ajudar”, fornecendo informações sobre o evento.

“A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um dos maiores eventos de cultura do país e estamos muito felizes em apoiar mais uma edição com tantas ações sociais. Um dos nossos principais valores é a inclusão, por isso optamos por patrocinar iniciativas que levam ainda mais diversidade ao evento”, diz Riccardo Ricci, Gerente Geral da Colgate-Palmolive no Brasil.

Além disso, a empresa oferecerá tradução simultânea em Libras de todas as sessões da programação oficial, que contará com mais de 1.500 horas de conteúdo. Já as pessoas com deficiência visual poderão fazer uma visita guiada e imersiva ao Espaço Infantil, um pavilhão dedicado às experiências de construção e incentivo à paixão pelas histórias, que resgata grandes nomes da literatura responsável pela formação de leitores.

A Amazon terá um espaço assinado pela BFerraz que apresentará o conceito "Caminhos do Imaginários", trazendo luz para a capacidade das pessoas de inventarem e reinventarem as maneiras de leitura, dando mais protagonismo para a imaginação.

Para isso, a agência desenvolveu espaços de experimentação de produto que, neste ano, além das já conhecidas Kindle Unlimited, Kindle Direct Publishing e Prime, também contarão com ativações da Audible, o serviço de audiolivros da Amazon.

"Estar pela terceira vez ao lado da Amazon em uma das programações mais importantes do mundo literário é de um orgulho imenso. Poder criar uma experiência que reflete os caminhos que a Amazon proporciona para seus usuários, trazendo uma mensagem proprietária que se conecta diretamente com um grande acontecimento, como a Bienal Internacional do Livro de SP, é um desafio que nos inspira a cada ano", analisou Enricco Benetti, Co-CEO, CCO e Partner da BFerraz.

Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil