Iniciativa visa promover ações educativas e de conscientização para enfrentar os efeitos negativos que são provocados pelas fake news

O Supremo Tribunal Federal (STF) e os representantes das plataformas Youtube, Google, Meta, TikTok, Microsoft e Kwai assinaram um acordo de adesão ao Programa de Combate à Desinformação.

A iniciativa tem o objetivo de promover ações educativas e de conscientização para enfrentar os efeitos negativos que são provocados pelas fake news. Agora, as big techs terão um papel fundamental nesse combate.

“Espero que esse acordo seja o início de uma relação cooperativa entre a Justiça e as plataformas digitais no enfrentamento de uma das piores epidemias do nosso tempo, que é a epidemia da desinformação e a disseminação do ódio. Espero que seja uma parceria que frutifique e nos ajude a fazer um país e um mundo melhor”, afirmou o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, durante o evento que aconteceu nesta quinta-feira (6).

Atualmente, o programa conta com mais de 100 instituições parceiras e atua em duas frentes principais: atuação organizacional e ações de comunicação. Na primeira, o STF promove reuniões, monitora resultados, desenvolve e adquire recursos de tecnologia e promove a aproximação do grupo gestor com instituições públicas e privadas que atuam no combate à desinformação.

Já na segunda, os trabalhos são voltados à alfabetização midiática, contestação de fake news e valorização da corte.

“A educação midiática é extremamente importante para que as pessoas tenham consciência de que há uma nova realidade. É preciso checar as informações antes de repassá-las, evitando compartilhar notícias fraudulentas como se fossem verdade”, completou Barroso.