Estratégia une escuta ativa, produção local, essência da marca e comunicação sensível ao papel simbólico do ferro de passar nos lares
Mesmo com mais de 60 anos no mercado, o VFA1110, ferro de passar da Black+Decker com produção 100% nacional, virou marca registrada no Brasil e atravessou gerações.
Na avaliação da marca, o sucesso do produto é resultado de uma estratégia que une escuta ativa do consumidor, produção local, essência e comunicação sensível ao papel simbólico que o item representa na vida das pessoas, como explica Marta Schulz, gerente de marketing de produtos da Black+Decker.
“Mesmo com a chegada de novas tecnologias, ele manteve sua relevância por entregar exatamente o que se espera de um produto de uso diário: eficiência, resistência e facilidade de uso. Essa fórmula, aliada a um posicionamento claro e à confiança construída ao longo do tempo, explica por que ele continua sendo o favorito de tantas famílias há tantos anos.”

Marta conta que ao longo das décadas, o VFA1110 passou por ajustes pontuais e melhorias técnicas, mas sem perder a identidade que o consagrou, o que foi essencial para manter sua força no mercado.
“Ao longo dos anos, atualizamos componentes técnicos e recursos ergonômicos para garantir mais conforto e segurança ao usuário, como o cabo com giro de 360° e o controle frontal com 7 níveis de temperatura. Mas sempre com muito cuidado para preservar a estética e os atributos que tornaram o VFA1110 icônico. Essa atenção ao detalhe é parte da nossa estratégia de produto”, disse.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 16 de junho de 2025