Estudo também mostrou quais estão sendo as categorias mais buscadas para a data deste ano
Dois estudos realizados pelo Mercado Livre mapearam as expectativas dos consumidores e marcas para a Black Friday deste ano. Com expectativa de crescer mais de 20% em vendas, comparado com a edição do ano passado, a antecipação será a tônica da vez.
Ainda de acordo com o estudo feito pelo Mercado Ads, a moda e tecnologia serão as categorias mais buscadas durante a data, com 48% e 44% das intenções, respectivamente. As categorias de eletrodomésticos, beleza e cuidado pessoal aparecem logo atrás, com 30% de intenções cada.
Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads, acredita em uma Black Friday diferente das anteriores, haja visto que a Copa do Mundo estará em curso junto com a data, considerada a principal, do varejo brasileiro. A executiva afirmou ainda que, segundo o levantamento, 80% dos usuários pretendem comprar online na data.
“Isso significa serviço de excelência, com sortimento, boas ofertas e entrega rápida. Nós já trabalhamos constantemente ao longo do ano para oferecer a melhor experiência de compra e estamos preparados. Com certeza este novembro será o melhor mês da história do Mercado Livre”, disse.
Manda Pix
Outra pesquisa realizada com mais de 10,5 mil usuários do Mercado Pago e do marketplace em todo o país também traz a intenção de compra de pagamento para a Black Friday 2022, e mostra que o brasileiro está preocupado em se planejar financeiramente para a data.
Segundo o Mercado Pago, essa modalidade de pagamento trouxe quase 700 mil usuários para o Mercado Livre e o Mercado Pago apenas no segundo trimestre, e segue tendo um papel importante também para esta Black Friday ‘sob ponto de vista de experiência e eficiência de consumidores e vendedores’.
O Pix apresentou um crescimento da intenção de uso em 7 p.p. em relação ao ano passado, de 12% para 19%. Nesse contexto de tíquete-médio mais alto e preferência por parcelamento, o Pix parcelado começa a ser considerado pelos brasileiros para as compras nesta Black Friday, assim como outras formas de BNPL, como a possibilidade de parcelamento via Mercado Crédito.
“O cartão de crédito continua sendo o meio de pagamento preferido, e considerado uma importante ferramenta para o planejamento do consumidor que pretende comprar itens de tíquete-médio maior, mas sem perder as parcelas de vista”, explica Daniel Davanço, diretor sênior de pagamentos do Mercado Pago.
A pesquisa revelou ainda que a credibilidade na data avançou e 71% dos respondentes esperam encontrar mais descontos do que em relação ao ano anterior. De olho em aproveitar as promoções, 68% dos entrevistados já se programaram para antecipar as compras para o Natal.
Quando o assunto é pagamentos, o cartão de crédito é o líder para a data, com salto de 49% em 2021 para 68% em 2022. A possibilidade de parcelamento é o que justifica esse resultado, já que mais de 85% dos brasileiros pretendem parcelar suas compras, e de preferência, para 42% dos entrevistados, em até seis vezes.
(Crédito: Tamanna Rumee on Unsplash)