Especialistas dão dicas de como se preparar para atender bem o público, maximizar esforços e aumentar vendas
A Black Friday é um dos momentos mais aguardados do ano, tanto por consumidores quanto por empresas. Trata-se de uma verdadeira maratona de compras, onde clientes esperam por descontos valiosos. Em 2023, só no e-commerce, a data gerou R$ 5,23 bilhões de faturamento, de acordo com levantamento Neotrust e ClearSale.
As marcas que pretendem ampliar os resultados na Black Friday de 2024 precisam começar suas ações desde já. Por isso, cinco especialistas de diferentes segmentos do mercado de marketing - de agentes conversacionais a mídia digital, TV conectada e OOH - dividem cinco conselhos para que as empresas se saiam bem:
1- Gerar conversas otimizadas no WhatsApp
"Com a capacidade de atender milhares de consumidores ao mesmo tempo, de forma personalizada e eficiente, os agentes conversacionais, também conhecidos como 'chatbots', são um canal de comunicação que não apenas facilita a jornada de compra, como também ampliam as chances de conversão, oferecendo uma experiência de compra sem atritos. É importante também estabelecer um equilíbrio entre relacionamento e conversão. A Black Friday é uma oportunidade de construção de relacionamento com os consumidores que pode – e deve – extrapolar a data comercial", diz Samir Ramos, co-founder e co-CEO do Smarters, empresa especializada em agentes conversacionais personalizados.
2- Marcar presença em várias telas ao mesmo tempo
"Para alcançar os consumidores em meio a tantas mensagens, as empresas precisam pensar em uma estratégia multitelas. Não adianta estar só desktop, só mobile, só TV tradicional ou só na TV conectada. Conseguir uma grande cobertura em todas as telas é fundamental para acompanhar a jornada dessa audiência – e isso, claro, tendo sua mensagem adequada a cada uma dessas mídias. A Black Friday é uma grande oportunidade para se adotar novos formatos interativos, específicos para a data e que se adequem ao momento de consumo das pessoas. E tudo isso deve estar amarrado a uma estratégia de mensuração entre todos os dispositivos para que seja fácil entender o engajamento após o impacto dos anúncios, medir a intenção de compra e ajustar caminhos o mais rápido possível, sempre que necessário", afirma Lilian Prado, country manager da ShowHeroes Brasil, empresa especializada em publicidade em vídeo nas plataformas digitais.
3- Cuidado extra com as promoções e benefícios oferecidos
"Pode parecer básico, mas é preciso tomar muito cuidado com o que e como se oferece uma promoção durante a Black Friday. Muitas empresas ainda aumentam seus preços pré-evento para voltar ao patamar normal na semana decisiva, o que é cada vez mais identificado e percebido pelo consumidor, podendo gerar um impacto realmente prejudicial àquela marca. Além disso, quando falamos da mídia no varejo, estamos falando do momento mais crucial da decisão de compra. Por isso, para impactar o público nessa hora de forma eficaz, é preciso que a comunicação tenha uma conexão muito forte entre preço e qualidade. Deixar essa equação clara na mente do consumidor é o que costuma garantir aquela escolha na hora 'H', destaca Cristiano Tassinari, CEO da Retail Media, empresa de mídia focada em varejo e ambientes de consumo.
4- Saber ouvir o público nas redes e se adaptar rapidamente
"O mercado vem recebendo sinais otimistas para Black Friday e provavelmente reagirá com mais apetite este ano. E em meio a tantos estímulos, a atenção do consumidor fica naturalmente mais dispersa. Marcas que vêm conversando consistentemente com essa audiência, no chamado 'always on', tendem a ter um lugar privilegiado neste contexto. Escutar a comunidade e as conversas nas redes sociais é um caminho para encontrar gatilhos de atenção neste momento, mas a consistência de mensagem e propósito é essencial para que as marcas não soem oportunistas. Vale lembrar do estigma da 'Black Fraude', que traz uma grande carga de desconfiança para o período. Questionar os padrões da data e manter a consistência são essenciais para elevar a criatividade e gerar conexão com o consumidor", aponta Claudio Alves, diretor de estratégia da agência SoWhat.
5- Influenciadores criativos que realmente conheçam seu público
"Datas como a Black Friday possuem uma altíssima disputa por atenção. Para as marcas, a estratégia deve considerar ofertas que realmente façam sentido para se destacar entre outros concorrentes e alavancar as vendas. E para potencializar ainda mais as chances é preciso ter conhecimento profundo de sua audiência para escolher bem os influenciadores que conversem com essa audiência. Também é muito importante isso seja acompanhado de uma boa dose de criatividade e autenticidade para cativar e transmitir os benefícios de forma clara e rápida, sendo facilmente percebidos. A união entre o influenciador certo, criatividade e uma oferta atrativa pode ajudar muito as marcas a alavancarem as vendas num momento propício como a Black Friday", comenta Marcelo Nakamura, diretor de atendimento da NetCos, agência especializada em marketing de influência.