Evento realizado pela Panamericana Escola de Arte e Design ocorre de 4 a 8 de novembro, em São Paulo
Com patrocínio da Blue Moon, cerveja de trigo do Grupo Heineken, o Festival Internacional de Fotografia Documental (FotoDoc) será realizado entre 4 e 8 de novembro, na Panamericana Escola de Arte e Design, em São Paulo.
A programação inclui exposições de Eddo Hartmann (Holanda), Érico Hiller (Brasil) e dos vencedores do Prêmio Portfólio FotoDoc 2025, além de workshops e leituras de portfólio.
A quarta edição do FotoDoc tem como tema “Horizontes” e será realizada no mesmo mês da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que ocorrerá no Brasil. O festival apresenta duas exposições voltadas a questões ambientais: A Zona de Sacrifício, de Eddo Hartmann, sobre uma área de testes nucleares no Cazaquistão, e Água: Brasil, de Érico Hiller, que retrata o manejo dos recursos hídricos no país.
O patrocínio da Blue Moon foi viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (ProAC ICMS), e o evento conta também com o apoio do Consulado dos Países Baixos em São Paulo, ARFOC-SP e das editoras Origem, Vento Leste, LovelyHouse e Europa. A produção é da Vertente, da Panamericana Escola de Arte e Design e da Frida, com realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Cult SP.

“O FotoDoc é um espelho do que vivemos e, em 2025, essa função se torna ainda mais essencial, já que o Brasil sedia a COP30. As exposições têm o potencial de trazer a crise ambiental para o centro das atenções, mostrando o papel da fotografia em documentar, denunciar e mobilizar”, afirma Érico Elias, diretor artístico do festival.
Além das mostras principais, o FotoDoc apresentará os vencedores do Prêmio Portfólio 2025, que recebeu 3.597 inscrições de todos os estados brasileiros e de 31 países. A abertura, com entrada gratuita, será no dia 4 de novembro, das 18h às 21h, e as exposições ficam abertas até 10 de janeiro de 2026.
A programação do festival inclui workshops e leituras de portfólio com análise crítica dos trabalhos inscritos. As atividades oferecem 50% das vagas gratuitas, destinadas a participantes selecionados por critérios socioeconômicos.