Projeto é assinado pela Ogilvy Brasil

A indústria automobilística corre para reinventar a roda. Com críticas cada vez mais veementes à utilização de combustíveis fósseis, as montadoras investem em modelos elétricos capazes de mitigar os efeitos poluentes na natureza. Em contrapartida, encontram na tecnologia o motor para impulsionar a nova era da mobilidade.

A BMW intensifica o seu propósito de redefinir a relação entre veículos e pessoas com o lançamento do modelo elétrico BMW iX, carro inteligente com atualização remota de software e recursos que combinam machine learning e inteligência artificial.

Considerado o brand shaper da BMW, o veículo “consegue se autorregenerar em pequenos danos físicos. Já há filas de espera na Europa e nos Estados Unidos. Esperamos um sucesso no Brasil também”, diz Jorge Junior, head de marketing e CRM da BMW Group Brasil.

A estreia do BMW iX foi realizada no Complexo, servidor de GTA RolePlay da
organização brasileira de eSports Fluxo, criada por Bruno “Nobru” e Lúcio “Cerol”, dois dos principais nomes do Free Fire brasileiro. A ação foi apresentada com live dirigida por Nobru e a jornalista Cris Amaral na plataforma de vídeos Twitch, no dia 24 de janeiro.

“Quando o assunto é inovação, a BMW está na vanguarda e foca não apenas nos clientes atuais, mas também nas gerações futuras e fãs da marca, essa é a razão de lançarmos o carro no universo de eSports”, explica Jorge Junior.

Jorge Junior, head de marketing e CRM da BMW Group Brasil (Divulgação) 

O caminho da marca no mundo dos games começou em 2019, e inclui desde o patrocínio da equipe paiN, uma das maiores organizações de eSports da América Latina, até o campeonato virtual BMW com corridas virtuais, lançado em 2021.
Neste ano, o torneio ganha uma nova temporada com quatro diferentes disputas para celebrar os 50 anos do modelo BMW M. “Consolidamos a estratégia com o lançamento do BMW iX dentro do universo do game e com transmissão pela Twitch”, frisa Jorge Junior.

Na dianteira
Cocriado entre a BMW e a Ogilvy Brasil, o projeto conta também com uma concept store da marca e test-drive do veículo. Recursos visuais, de sustentabilidade e inovação foram antecipados antes mesmo da chegada do carro às concessionárias, prevista para o segundo trimestre de 2022.

A estratégia ainda tem a produção conjunta da 3C, parceira especializada na realização de projetos gamers. Já no site da BMW, um showroom virtual em 3D foi criado pela primeira vez para receber pré-reserva do BMW iX e possibilitar a compra.

Segundo Jorge Junior, vender veículo sem mostrar o carro presencialmente funciona. “Tivemos excelentes experiências de vendas online com o BMW 320i na Rappi, em 2019. E ainda com o BMW X7 Dark Shadow Edition na Farfetch, e agora chegou a hora de podermos vender através do nosso site usando como apoio a live na Twitch”, atesta.

Mas o executivo garante que “a rede de concessionárias permanece como elo vital entre a marca e o cliente, que conhece o modelo em detalhes, explora cores, revestimentos, sente o produto, testa, além de conhecer condições comerciais e opções de financiamento”, pondera.

Virtual e real se complementam em jornadas imersivas. “O metaverso faz parte dos demais touch points da era digital. Ele é o sucessor da experiência 3D da internet, e nos permite explorar o mundo virtual de forma mais realista”, defende Junior. A comunicação da BMW segue pilotando inovações capazes de antecipar experiências cada vez mais exclusivas.