Henrique Striker, diretor de marketing de tintas decorativas da AkzoNobel para a América Latina, fala sobre os planos da marca Coral
O Brasil ultrapassou a Alemanha e se tornou o quarto mercado de tintas do mundo, atrás de China, Estados Unidos e Índia. Avaliado em R$ 40 bilhões por ano, o setor cresceu 6% em volume em 2024, o equivalente a quase dois bilhões de litros vendidos entre as categorias imobiliária, automotiva OEM (Original Equipment Manufacturer), repintura e indústria. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), que espera uma alta entre 2% e 2,5% no faturamento deste ano. “O Brasil corresponde a 50% do mercado da América Latina, que representa 12% da receita”, revela Henrique Striker, diretor de marketing de tintas decorativas da AkzoNobel para a América Latina. Fundada em 1792, a empresa é dona da marca Coral, que nasceu em 1954 e foi comprada pela multinacional holandesa em 2008.

Qual é a vantagem competitiva da AkzoNobel?
Ela tem footprint global. Em 2011, houve um trabalho de harmonização da identidade visual de todas as marcas de tintas decorativas da empresa no mundo. Hoje, a Coral tem marcas irmãs, que dividem o mesmo slogan e proposições em 48 países. As mais novas estão na Colômbia, Equador e na América Central. A AkzoNobel nasceu como uma empresa de tintas e depois se desenvolveu em vários segmentos. Em 2017, se especializou em tintas com a venda de uma unidade de negócios de especialidades químicas e se tornou uma empresa de tintas decorativas ou tintas industriais.
Qual é a posição do Brasil no mercado?
O país acaba de passar a Alemanha e se tornou o quarto mercado de tintas do mundo em tamanho e valor. Na AkzoNobel, o Brasil corresponde a 50% do mercado da América Latina, que representa 12% da receita. O Brasil é um dos mercados prioritários da companhia. A movimentação do mercado brasileiro de tintas é estimada em R$ 40 bilhões por ano. Segundo a Abrafati, o setor registrou um crescimento de 6% em volume em 2024, atingindo 1,983 bilhão de litros vendidos, incluindo as categorias imobiliária, automotiva OEM (Original Equipment Manufacturer), repintura e indústria.
Quais os momentos mais importantes no país?
Tivemos a inauguração da fábrica do Recife, em 1968. E, em 1974, com a abertura da fábrica de Mauá, o portfólio se expandiu para a linha premium, então chamada Coral Plus. Em 1982, a Coral foi a primeira a ter sistema tintométrico, um marco de inovação. Vendemos para os lojistas uma base de tinta que, ao ser misturada com pigmentos em uma máquina, pode criar mais de 2.079 cores hoje. É uma eficiência enorme para a cadeia. A gente não precisa ter um portfólio tão extenso, o lojista carrega menos estoque e tem a oportunidade de converter o cliente.
Leia a entrevista completa na edição do propmark de 19 de maio de 2025