Perdas, com dados da Kantar Ibope Media e Statista, podem chegar a R$ 1,57 bilhão por ano de um volume de R$ 2,18 bi
Dados da Influency-me apontam que entre março de 2024 e março deste ano o volume de criadores de conteúdo no mercado brasileiro saltou de 1,2 milhão para dois milhões, equivalente a 67%. “Os produtores de conteúdo não apenas promovem produtos e serviços, mas exercem papel fundamental na publicidade ao engajar suas comunidades e conquistar a confiança dos seguidores por meio de credibilidade e conexão autêntica”, analisa Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me.
Mas, essa evolução requer cuidados. Uma pesquisa da BrandLovers atesta que as “marcas desperdiçam até dois terços dos seus orçamentos ao investir em creators sem o suporte de tecnologia e dados”. O estudo da empresa do CEO Rapha Avellar, afirma que essa desatenção, de acordo com informações da Kantar Ibope Media e Statista, compromete negativamente R$ 1,57 bilhão. O executivo relata que a plataforma , com base no seu banco de dados, observa que o segmento movimenta anualmente R$ 2,18 bi.
“Na realidade de hoje, na qual o marketing de influência se consolidou como uma das principais estratégias de publicidade digital no Brasil, a identificação dessa perda deve servir como um alerta para as marcas”, reforça Avellar.

“Além da questão da perda de dinheiro, esse número reflete um problema grave: a falta de um modelo baseado em dados. Infelizmente, o trabalho com marketing de influência ainda é feito de forma muito artesanal - com decisões subjetivas. Muitas marcas e agências recorrem sempre ao mesmo mailing de creators, se baseando no que conhecem ou no que está no radar, sem levar em conta dados concretos de performance e segmentação de audiência”, acrescenta.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 24 de março de 2025
(Crédito: Foto de Magnus Andersson na Unsplash)