País leva três Gran Ojos, nove Ouros, dez Pratas e 23 Bronzes no primeiro dia do festival em Buenos Aires; AlmapBBDO é a agência brasileira mais premiada até agora
O Brasil começou o El Ojo de Iberoamérica 2025 com destaque. No primeiro dia da 28ª edição do festival, realizado em Buenos Aires, o país conquistou 45 prêmios, incluindo três Gran Ojos, nove Ouros, dez Pratas e 23 Bronzes. As premiações foram distribuídas entre nove categorias: Produção Audiovisual, Saúde & Pharma, Produção de Áudio & Som, Eficácia, Gráfica, Produção Gráfica, Rádio & Áudio, Sustentável e El Ojo Local.
Gran Ojos brasileiros
O primeiro Gran Ojo do país veio em Saúde & Pharma, com o case 'Anti Murphy’s Law Toast', da MRM Spain para Enterogermina/Opella Brasil. O projeto inverteu a famosa Lei de Murphy em uma ação que usou ciência e humor para debater saúde intestinal.
O segundo GP brasileiro foi conquistado em Produção de Áudio & Som por 'IRADOH. 3 acts of brotherhood', da Africa Creative, em parceria com Kondzilla e Sweet Filmes, para o artista Hodari. O curta-metragem expande o universo do álbum homônimo do cantor, combinando trilha original e narrativa dividida em três atos.
O terceiro Gran Ojo veio em Produção Gráfica, com o projeto 'Nigrum Corpus', criado pela Artplan para o Instituto de Educação Médica (IDOMED). O livro combina arte, medicina e crítica social, com ilustrações anatômicas sobrepostas a padrões florais e “doenças ficcionais” inspiradas em preconceitos raciais.

As agências mais premiadas do dia
Com 10 prêmios, a AlmapBBDO lidera o desempenho brasileiro no primeiro dia do festival. A agência teve destaque com cases como 'We Speak Football' e 'The Recycler’s App', reconhecidos em Produção Audiovisual e Sustentável, somando Ouros, Pratas e Bronzes em diferentes categorias.
A Artplan aparece em segundo lugar, com oito troféus conquistados nas áreas de Gráfica, Produção Gráfica e Produção Audiovisual.
Na sequência está a Africa Creative, que somou cinco troféus distribuídos entre Produção de Áudio & Som, Eficácia e Gráfica.
Completam o ranking das mais premiadas do dia BETC Havas, com três prêmios, e Beta Collective, com dois.
El Ojo Local
Além dos GPs e dos troféus conquistados nas principais categorias, o Brasil também foi reconhecido no El Ojo Local, que celebra a Melhor Ideia de cada país participante. A AlmapBBDO levou o título com 'Pedigree Caramelo', enquanto a Leo ficou em segundo lugar com 'El Gol Interrumpido', e a Artplan, em terceiro, com 'Nigrum Corpus'.
Imagem do topo: Divulgação