MRM Spain vence em Saúde & Pharma; Africa Creative leva em Produção de Áudio, Artplan em Produção Gráfica e VML em Design
O Brasil fechou sua participação no El Ojo de Iberoamérica 2025 com 131 prêmios conquistados ao longo de três dias de festival no Centro de Convenções La Rural, em Buenos Aires. O desempenho representa uma queda em relação ao ano passado, quando o país somou 150 troféus. Nesta edição, o Brasil alcançou 184 finalistas e terminou com quatro Gran Ojos, além de 25 Ouros, 39 Pratas e 63 Bronzes. No total, foram inscritos 496 trabalhos, volume próximo ao registrado no ano anterior, quando o país enviou 498 peças.
Embora o resultado final tenha ficado abaixo do registrado em 2024, o país foi destaque no festival. A participação brasileira ganhou força desde o primeiro dia, quando o país conquistou 45 prêmios, incluindo três Gran Ojos em Saúde & Pharma, Produção de Áudio & Som e Produção Gráfica. A AlmapBBDO foi a agência brasileira com maior número de troféus na noite de abertura, seguida pela Artplan e pela Africa Creative, que apareceram em categorias como Sustentável, Produção Audiovisual, Eficácia e Gráfica.
No segundo dia, o Brasil somou 39 prêmios, com oito Ouros, 11 Pratas e 20 Bronzes em categorias como Conteúdo, Experiência de Marca & Ativação, PR, Esportes e Mídia. Embora não tenha recebido Gran Ojo nesta etapa, o país ampliou a diversidade de campanhas premiadas. Os vencedores do dia incluíram projetos como ‘Avatars of hope’, ‘Pedigree Caramelo’, ‘Nigrum corpus’, ‘El gol interrumpido’, ‘Beyond the rings’ e ‘Todo mundo usa. Menos o Mario’.
O terceiro dia foi responsável pelo maior volume de troféus brasileiros, com 47 reconhecimentos e o quarto Gran Ojo nacional, conquistado em Design com o case ‘The Shakespeare BIC’, com criação da VML Brasil.
Gran Ojos brasileiros
Em Saúde & Pharma, o prêmio foi para ‘Anti Murphy’s law toast’, criado pela MRM Spain para Enterogermina/Opella Brasil. A campanha transformou a conhecida lei de Murphy em um experimento real para discutir saúde intestinal a partir de uma perspectiva cotidiana e de linguagem acessível.
Em Produção de Áudio & Som, o troféu máximo foi para ‘Iradoh. 3 acts of brotherhood’, desenvolvido pela Africa Creative em parceria com Kondzilla e Sweet Filmes. O projeto expandiu o universo do artista Hodari a partir de três narrativas audiovisuais que abordam temas presentes na juventude brasileira, como escolhas, caminhos possíveis e identidade cultural.
“Conquistar o Gran Ojo com esse projeto é ver a cultura ocupando o centro da conversa, e isso diz muito sobre o que acreditamos na Africa Creative: que a criatividade brasileira tem um poder único de emocionar e transformar. É um orgulho enorme ver a publicidade se encontrar com o cinema e a música para contar histórias que fazem o coração bater mais forte”, disse Sergio Gordilho, sócio, copresidente e CCO da Africa Creative.
O terceiro Gran Ojo brasileiro, em Produção Gráfica, foi para ‘Nigrum corpus’, da Artplan para o Idomed. A obra apresenta uma série de ilustrações anatômicas sobrepostas a padrões florais e “doenças ficcionais” que fazem referência a discriminações estruturais. O livro vem sendo utilizado por universidades brasileiras como apoio em debates sobre racismo na formação médica.
Em entrevista ao propmark, o CCO Rodrigo Almeida (Monte) afirmou que a conquista do Gran Ojo de Produção Gráfica reflete o objetivo do projeto de estimular discussões sobre temas sensíveis. “Receber um Gran Ojo com ‘Nigrum corpus’ é mais do que uma celebração da criatividade, é a prova de que a comunicação tem o poder de transformar quando se coloca a serviço do que realmente importa. Para a Artplan, esse prêmio não é um ponto de chegada, mas um lembrete do porquê criamos esta iniciativa: para provocar, questionar e fazer a sociedade enxergar o que antes passava despercebido."

O quarto Gran Ojo veio no último dia, na categoria Design, com ‘The Shakespeare BIC’, da VML para BIC em parceria com a agência Hogarth, que reescreveu ‘Romeu e Julieta’ utilizando uma única BIC Cristal Dura+. O processo levou 20 dias e combinou inteligência artificial, reprodução da caligrafia original do dramaturgo e um braço robótico responsável por escrever manualmente as 212 páginas do manuscrito.
Desempenho das agências
A Artplan encerrou o festival como a agência brasileira mais premiada da edição. A agência também recebeu o título de Melhor Agência Independente do Ano.
AlmapBBDO e Africa Creative também figuraram entre as principais brasileiras premiadas na edição, com troféus conquistados em Produção Audiovisual, Conteúdo, Produção de Áudio & Som, PR, Ativação e Esportes. A BETC Havas completou o grupo de agências brasileiras com melhor desempenho no festival. Já o título de Melhor Agência do El Ojo 2025 ficou com a DDB Latina Puerto Rico.
Confira os prêmios do Brasil no El Ojo 2025:
El Ojo Eficácia
- Nubanc, by Matt LeBlanc — Wieden+Kennedy São Paulo (Bronze)
- Gol Interrompido — Leo (Bronze)
- Pedigree caramelo — AlmapBBDO (Ouro)
- #NãoÉSóPausa — R/GA Brasil (Bronze)
El Ojo Gráfica
- ¿Qué planeta es este? — Beta Collective (Bronze)
- Nigrum corpus — Artplan (2 Ouros)
- The Shakespeare BIC — VML Brasil (Ouro)
- Beca en Libros — BETC Havas (Bronze)
El Ojo Produção Audiovisual
- All new Triton — Africa Creative (Bronze)
- Abzorb 2000 — Open! (2 Ouros)
- Cartier Santos Dumont (Prata)
- Chegadas — AlmapBBDO (Bronze)
- 'Pézinho' Nubank + Netflix (Bronze)
- Casa de Vidro — AlmapBBDO (Bronze e Ouro)
- Iradoh. — Africa Creative (Prata)
- Planos — AlmapBBDO (Bronze)
- A Busca — AlmapBBDO (Prata)
- Monstro vs Robô — BETC Havas (Bronze)
- Montanha Russa — AlmapBBDO (Bronze)
- Todo Brilho — TV Globo (Bronze)
El Ojo Produção de Áudio e Som
- Iradoh. — Africa Creative (Gran Ojo e Bronze)
- Casa de Vidro — AlmapBBDO (Prata)
- A Busca — AlmapBBDO (Prata)
El Ojo Produção Gráfica
- Nigrum corpus — Artplan (Prata e 2 Ouros)
El Ojo Rádio e Áudio
- A Voz de um Ícone — CP+B (Bronze)
- Loveless story — Artplan (Bronze)
El Ojo Saúde & Pharma
- Anti Murphy´s law toast — MRM Espanha (Gran Ojo e Prata)
- Dorflex placas — Publicis (Bronze)
- Her Dome — DPZ (Bronze)
- La mancha invisible — BETC Havas (Prata)
- Minha Primeira Carta — Propeg (Bronze)
El Ojo Sustentável
- Re-commerce Atacama — Artplan (Ouro)
- Nigrum corpus — Artplan (Bronze)
- Reforma de vida — CDR+ (Prata e Bronze)
- Black card — Tif Comunicações (Bronze)
El Ojo Conteúdo
- Anti Murphy´s law toast — MRM Espanha (Prata e Bronze)
- Avatars of hope — Druid (Bronze e Ouro)
- Cartas de Simone — Africa Creative/Atenas.ag (Bronze)
El Ojo Experiência de Marca e Ativação
- Anti Murphy´s law toast — MRM Espanha (Bronze)
- Abogados BK Taste — AlmapBBDO (2 Pratas)
- Sport the fight — Wieden+Kennedy São Paulo (Prata)
- Re-commerce Atacama — Artplan (Bronze)
- Her Dome — DPZ (Bronze)
- Nigrum corpus — Artplan (Prata)
- Pedigree caramelo — AlmapBBDO (Bronze)
El Ojo Mídia
- Nigrum corpus — Artplan (Ouro)
- Beca en Libros — BETC Havas (Prata)
- Re-commerce Atacama — Artplan (Prata)
- Bald faces — Arplan (Bronze)
El Ojo PR
- Anti Murphy´s law toast — MRM Espanha (Bronze)
- Minha Primeira Carta — Propeg (Bronze)
- Bonde das Mariahs — Galeria (Bronze)
- Jogando Contra o Mosquito — BETC Havas (Bronze)
- Cartas de Simone — Africa Creative/Atenas.ag (2 Bronzes)
- Beyond the rings — Publicis Brasil (Ouro e Bronze)
- Pedigree caramelo — AlmapBBDO (Prata e Ouro)
- Encardidas — Galeria.ag (Prata)
- Abogados BK Taste — AlmapBBDO (Bronze)
- Gol Interrompido — Leo (Ouro)
- Re-commerce Atacama — Artplan (Bronze)
El Ojo Esportes
- Gol Interrompido — Leo (Ouro)
- Cheering for the rain — Artplan (Bronze)
- Beyond the rings — Publicis Brasil (2 Pratas)
- Black card — Tif Comunicações (Bronze)
- Sport the fight — Wieden+Kennedy São Paulo (Bronze)
- Todo mundo usa. Menos o Mario — Galeria.ag (Ouro)
El Ojo Creative Commerce
- Sport the fight — Wieden+Kennedy São Paulo (Prata)
- Re-commerce Atacama — Artplan (2 Ouros)
- Makeup payment — MRM Brasil (Ouro)
- Pixvertising — AlmapBBDO (Prata)
El Ojo Creative Data
- Cheering for the rain — Artplan (Prata)
- MMads — We (Prata)
El Ojo Design
- Canja new vis ID — Canja Audio Culture (Prata)
- Nigrum corpus — Artplan (Prata)
- Her Touch — AlmapBBDO (Bronze)
- Maker's Mark — Publicis Brasil (Bronze)
- The Shakespeare BIC — VML Brasil (2 Pratas e Gran Ojo)
- Nigrum corpus — Artplan (Prata)
El Ojo Digital e Social
- Bald faces — Artplan (Bronze)
- Encardidas — Galeria.ag (2 Bronzes)
- Anti Murphy´s law toast — MRM Espanha (Ouro)
- Casa inteligente: una aventura de Chavo — Cheil (Bronze)
- Pixvertising — AlmapBBDO (2 Pratas)
- Allevia pollen passport — MRM Espanha (Bronze)
- Avatars of hope — Druid (Prata)
- Pedigree caramelo — AlmapBBDO (2 Ouros)
- Todo mundo usa. Menos o Mario — Galeria.ag (Prata)
El Ojo Direto
- Re-commerce Atacama — Artplan (Prata e Ouro)
- Cheering for the rain — Artplan (Prata)
- Nigrum corpus — Artplan (2 Bronzes)
- Pedigree caramelo — AlmapBBDO (Bronze)
- Abogados BK Taste — AlmapBBDO (Bronze)
El Ojo Filme
- Built for tough — Wieden+Kennedy São Paulo (Bronze)
- Relação tóxica — Africa Creative (Bronze)
- Anti Murphy´s law toast — MRM Espanha (Prata)
- Casa de Vidro — AlmapBBDO (2 Bronzes)
- A mancha invisível — BETC Havas (Prata)
- Lentes da Alma — BETC Havas (Bronze)
El Ojo Ideias Latinas para o Mundo
- Re-commerce Atacama — Artplan (Bronze)
El Ojo Inovação
- Makeup payment — MRM Brasil (Bronze)
- Nigrum corpus — Artplan (Ouro)
El Ojo Transformação Criativa de Negócios
- Pedigree caramelo — AlmapBBDO (Prata)
O Terceiro Olho
- Pedigree caramelo — AlmapBBDO (Bronze)
- Re-commerce Atacama — Artplan (Bronze)
| Agência | Ouro | Prata | Bronze | Gran Ojo | Total |
|---|---|---|---|---|---|
| Artplan | 9 | 8 | 11 | 1 | 29 |
| AlmapBBDO | 4 | 11 | 13 | 28 | |
| Africa Creative | 2 | 1 | 6 | 1 | 10 |
| BETC Havas | 3 | 4 | 7 | ||
| Publicis | 1 | 2 | 3 | 6 | |
| Galeria | 1 | 1 | 3 | 5 | |
| Wieden+Kennedy São Paulo | 2 | 3 | 5 | ||
| VML Brasil | 1 | 2 | 1 | 4 | |
| Leo | 2 | 1 | 3 | ||
| Druid Creative Gaming Brasil | 1 | 1 | 1 | 3 | |
| Beta Collective | 2 | 2 | |||
| DPZ | 2 | 2 | |||
| Propeg | 2 | 2 | |||
| CDR+ | 1 | 1 | 2 | ||
| Tif Comunicação | 2 | 2 | |||
| We | 1 | 1 | |||
| Cheil | 1 | 1 | |||
| CP+B Brazil | 1 | 1 | |||
| Open! | 1 | 1 | |||
| R/GA Brasil | 1 | 1 | |||
| MRM Brasil | 1 | 1 |
Imagem do topo: Divulgação