Plataforma investiu em ações com marcas como Nubank, Guaraná, Cheetos, Oreo e Vivo

A estreia da segunda temporada de 'Wandinha', marcada para esta quarta-feira (6), chega acompanhada de um dos IPs mais estratégicos da Netflix para parcerias de marca, e resultou na maior campanha de marketing já realizada pela plataforma em uma produção original.

Com ativações em mais de 15 países, o Brasil se destaca com marcas como Nubank, Guaraná Antarctica, Cheetos, Oreo e Vivo. Com o apoio do time de Criação de Parcerias de marca da Netflix, esses anunciantes e suas agências assinam ativações com a proposta de se conectarem diretamente ao universo sombrio e peculiar da série.

Além disso, com exceção da Vivo, todas as campanhas brasileiras também contam com inserções no plano com anúncios do streaming.

Entre os destaques está o curta-metragem do Nubank, com envolvimento direto de Tim Burton, criador da série, e direção de Gandja Monteiro, responsável por episódios da primeira temporada.

A peça apresenta o personagem Pezinho, fã da Mãozinha, que sonha em ser influenciador digital e conta com as soluções do banco para realizar esse desejo.

A campanha será veiculada em diferentes frentes, incluindo redes sociais, TV aberta e dentro da própria plataforma.

Já a Guaraná Antarctica aposta na nostalgia com uma releitura do clássico jingle 'Pipoca com Guaraná', agora em versão sombria e protagonizada por Mãozinha. A ação também envolve embalagens temáticas e presença nos anúncios da Netflix, com o mote de que não há melhor forma de assistir à série do que com um Guaraná na mão — ou em uma 'mão sobrenatural'.

No caso de Cheetos, a personagem Mãozinha se torna o novo 'porta-mão' da marca, em uma campanha bem-humorada que brinca com os dedos laranjas dos consumidores. O conceito 'Thing-ertips of Cheetos' vai ser ativada no Brasil com mídia out of home, pontos de venda, redes sociais e anúncios na Netflix. Fora do país, a ação inclui uma edição limitada de snacks temáticos nos EUA, Canadá e México.

Ação da Cheetos

A Oreo também retomou sua parceria com a série com um novo biscoito da sorte, com mensagens misteriosas para quem for sortudo o suficiente para encontrá-lo. Já a Vivo prepara ativações digitais e presenciais em lojas físicas, reforçando seu pacote de serviços com a Netflix.

“Wandinha é daquelas histórias que já chegam com personalidade: visual forte, voz própria e com uma protagonista fora dos padrões. Isso abre um espaço incrível pra gente pensar diferente, sair do óbvio e construir com autenticidade, junto com marcas ousadas e ambiciosas, campanhas que têm tudo a ver com o universo da série. As marcas que toparam incorporar essa energia em suas campanhas tocaram os fãs muito legitimamente", afirma Fernanda Guimarães, diretora de parcerias de marca da Netflix Brasil.

Para Magno Herran, VP global de marketing de marca e parcerias da Netflix, "O desafio divertido com Wandinha é que a própria personagem detesta marketing".

"Sabíamos que precisaríamos de parceiros corajosos o suficiente para entrar na brincadeira e subverter completamente a ideia de uma campanha publicitária tradicional", comentou Herran.

A série também gerou ativações com marcas internacionais como Wendy’s, Booking.com, NYX Professional Makeup e Línea Directa, cada uma conectando seu produto a elementos do universo sombrio da Família Addams. No total, as campanhas buscam transformar o conteúdo da série em uma plataforma de conexão cultural com os fãs — dentro e fora da Netflix.

Lançada em 2022, a primeira temporada de Wandinha é a série de língua inglesa mais assistida da história da plataforma, e somou mais de 350 milhões de visualizações e 1 bilhão de horas assistidas em apenas três semanas.