De forma geral, profissionais que lideram as funções de comunicação dentro das empresas, sejam elas em PR, publicidade ou marketing estão adotando a Inteligência Artificial com um nível surpreendente de confiança e otimismo. Para medir isso, a MSL, agência de Relações Públicas do Grupo Publicis, lança no mercado brasileiro a pesquisa “Movidos à Inteligência Artificial – O Marketing e a Comunicação na Era do Algoritmo”, que avaliou o impacto desta tecnologia (IA) na condução das estratégias de comunicação.
A pesquisa ouviu 1846 comunicadores de nove países: Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Polônia e Reino Unido. Os entrevistados atuam em diferentes setores. No Brasil foram ouvidos 203 executivos. Os profissionais do país se mostraram os mais otimistas em relação ao uso da Inteligência Artificial, com 65,5% declarando se sentirem positivos em relação ao tema, índice superior à média global de 55%. Apenas 1,48% da amostra se declarou pessimista, valor bastante inferior aos 7% da média global.
Além disso, com 86,7% dos respondentes (83% no mundo) afirmam dar significativa prioridade à necessidade de se familiarizar com assunto. De fato, 78% dos entrevistados brasileiros (71% no mundo) se autodeclararam de certa forma especialistas em IA, e 87% (84% globalmente) afirmaram que o treinamento e a educação sobre o assunto são cruciais aos líderes de mercado. No entanto, globalmente apenas 29% informaram que suas empresas estão investindo em educar suas equipes em IA.
Criatividade e agências mais antenadas
Segundo a pesquisa, entre as áreas às quais os profissionais planejam devotar mais esforços relacionados a IA em suas empresas estão:
Marketing (52% Brasil vs 47% global),
Criatividade (49% Brasil vs 42% global),
Treinamento de funcionários (53% Brasil vs 42% global),
Insights e estratégia (38% Brasil vs 41% global),
Gestão de crise (25% Brasil vs 26% mundo),
Métricas e mensuração (17% Brasil vs 25% mundo) e
Relação com as agências (21% Brasil vs 25% mundo).
Além disso, 67,5% dos respondentes no Brasil (63% no mundo), acham que suas organizações estão tentando redefinir seu branding e posicionamento a fim de responder às mudanças trazidas pela Inteligência Artificial em seus ambientes de trabalho.
No que diz respeito a relação entre anunciantes e agências, 64% dos profissionais no país (70% globalmente) acreditam que suas parceiras de comunicação estão se valendo da Inteligência Artificial para ajudá-los em suas estratégias comerciais.
“Vemos que a Inteligência Artificial terá impacto tanto tático quanto estratégico no apoio a uma variedade de atividades de comunicação e gestão de talentos, como marketing, insights, planejamento, criação e treinamento. E que os gestores das estratégias de comunicação das empresas acreditam que a IA tem muito mais a contribuir do que a ameaçar na relação do homem com o trabalho”, avalia Carolina Fullen, diretora de inovação e novos negócios da MSL Brasil.