Pesquisa do Google e Ipsos detalha a compreensão do ponto de vista dos brasileiros sobre os benefícios da IA

Nova pesquisa global conduzida do Google e pela Ipsos destaca que o Brasil supera a média mundial no uso de inteligência artificial (IA). Em 2024, 54% dos brasileiros afirmaram ter utilizado IA generativa, comparado à média global de 48%.

O estudo "Our Life with AI: From Innovation to Application" (Nossa vida com IA: da inovação à aplicação, em tradução livre) entrevistou 21 mil pessoas em 21 países.

O otimismo quanto ao potencial da inteligência artificial cresce no Brasil: 65% dos brasileiros enxergam a IA como uma tecnologia promissora, em comparação a 57% no cenário global.

Potencialização dos avanços da ciência

Olhando para o futuro, os brasileiros veem a IA como uma força transformadora em diversos setores, com destaque para a ciência (80%), medicina (77%), agricultura (74%) e segurança cibernética (67%). Já 64% da população brasileira acredita que os benefícios da inovação, seja na ciência ou na medicina, superam os riscos dos avanços da IA.

IA como ferramenta pessoal e profissional

Os brasileiros mostram grande entusiasmo pelas novas aplicações de IA, especialmente aquelas que simplificam o dia a dia, como buscas on-line (81%), assistentes pessoais (76%) e apoio aos estudos (74%). Ferramentas como assistentes de escrita (85%) e tradutores (89%) também são amplamente valorizadas.

A pesquisa revela que a IA generativa tem sido usada para tarefas como escrita (78%), brainstorming (78%), solução de problemas (87%), interpretação de documentos longos (72%) e compreensão de informações complexas (78%).

Além disso, três em cada quatro brasileiros (78%) utilizam IA no trabalho, e 88% consideram seu uso essencial para lidar com informações complexas e encontrar soluções para desafios corporativos.

Futuro da IA no país

Os brasileiros possuem uma visão dividida sobre como o país está aproveitando as oportunidades oferecidas pela IA: 54% acreditam que o Brasil está no caminho certo, enquanto a média global é de 63%.

"É inspirador ver o Brasil abraçando a IA generativa com entusiasmo e otimismo. Os resultados da pesquisa demonstram a confiança dos brasileiros no potencial da IA para gerar impactos positivos no trabalho, na educação e na vida cotidiana. O Google está comprometido em apoiar essa jornada, oferecendo ferramentas e recursos que ajudem brasileiros de todas as áreas a prosperar nesta nova era", afirma Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.