Foram concluídos na tarde desta quinta-feira (21), em Londres, os trabalhos do júri da 54a edição do D&AD Awards. No total, o Brasil conquistou 30 Lápis, ficando em quinto lugar, ao lado da Nova Zelândia, entre os mais premiados, atrás apenas do Reino Unido, com 217 Lápis, Estados Unidos, com 143, França, com 48, e Japão, com 44.  As agências brasileiras mais premiadas foram a Leo Burnett Tailor Made e a Ogilvy, com seis Lápis cada, e a FCB, com 5 (confira todos os vencedores no final desta página). No topo das mais premiadas pelo festival aparece a Grey London, com 15 Lápis. 

Apesar do bom desempenho, o Brasil apresentou queda no número de prêmios em relação ao ano passado, quando totalizou 44 Lápis. No entanto, o D&AD como um todo premiou menos este ano: foi concedido um total de 749 Lápis, contra 848 de 2015.

A distinção de cada prêmio – Lápis Preto, Amarelo, Grafite ou de Madeira, por ordem de importância, além do Lápis Branco, concedido para trabalhos de valor e impacto social –  será revelada somente no dia 19 de maio, na cerimônia de entrega dos troféus, também em Londres. 

De um modo geral, nos bastidores do festival, os jurados ressaltaram o alto nível dos trabalhos inscritos e a seleção criteriosa em cada categoria. Num comparativo com Cannes, a avaliação é de que no D&AD a quantidade de trabalhos inscritos é menor, o que pressupõe um julgamento prévio das próprias agências, que acabam sendo mais cuidadosas ao inscreverem seus trabalhos. Além disso, o menor número de jurados por categoria – apenas sete – contribuiria para um resultado mais preciso. Por fim, a excelência dos trabalhos que vierem a receber o Lápis Preto – correspondente a um Grand Prix – é comprovada por uma avaliação ainda mais cuidadosa: após a seleção dos vencedores de Lápis Amarelos, que correspondem a troféus de ouro, apenas os presidentes de júri avaliam novamente esses trabalhos e então selecionam aqueles que receberão o prêmio máximo. 

Júri

A seleção dos trabalhos vencedores foi feita por um júri com mais de 200 profissionais, entre os criativos respeitados do mundo, durante a chamada Judging Week, que tem início dias antes da programação do festival. Este ano, o Brasil foi representado por dez jurados. Inicialmente, seriam 11, mas um imprevisto fez Fabio Fernandes, sócio e diretor-geral de criação da F/Nazca Saatchi & Saatchi, cancelar a viagem – ele seria presidente em Press Advertising. Já Joanna Monteiro, CCO da FCB, seria jurada da categoria Integrated & Innovative, mas acabou assumindo a presidência deste júri, e Luiz Sanches, sócio e diretor-geral de criação da AlmapBBDO, presidiu os trabalhos na categoria Crafts for Advertising.

Completaram a lista de brasileiros no júri Airton Carmignani, diretor da Stink, em Film Advertising Crafts; Aricio Fortes, VP de criação da DM9DDB, em Film Advertising; Fernanda Saboia, diretora de criação da Tatil Design, em Grafic Design; Gustavo Gaion, VP de mídia da Y&R, em Media;Rafael Pitanguy, diretor-executivo de criação da Africa, em Digital Marketing; Roberto Vilhena, CCO da Artplan, em Direct; Claudio Lima, VP de criação da Ogilvy Brasil, em Radio Advertising; e Bruno Oppido, da DDB Worldwide, em Crafts for Advertising.

 

VENCEDORES D&AD 2016

  • Em Art Direction,  F/Nazca Saatchi & Saatchi, por Double Tap Ads, para a Miami Ad School / ESPM
  • Em Art Direction, F/Nazca Saatchi & Saatchi, por Celebrating 50 Years in Brazil (posters), para Nissin Ajinomoto
  • Em Crafts for Advertising, AlmapBBDO, por Cornering Lights, para a Audi
  • Em Crafts for Advertising, AlmapBBDO, por Problems, para a Bayer
  • Em Crafts for Advertising, AlmapBBDO, por Tailor Made, para MAN Latin America
  • Em Creativity for Good (White Pencil), LDC, por NFScan, para a Nota Fiscal Paulista
  • Em Creativity for Good (White Pencil), Ogilvy, por Mães Seguranças, para o Sport Club do Recife
  • Em Creativity for Good (White Pencil), Leo Burnett, por Fila Solidária, para o Clube Sangue Bom
  • Em Digital Marketing, LDC, por NFScan, para a Nota Fiscal Paulista
  •  Em Digital Marketing, Leo Burnett, por Safety Wi-Fi, para a Fiat
  •  Em Digital Marketing, Africa, por Mutant Font, para a Anistia Internacional
  • Em Direct, Ogilvy, por Mães Seguranças, para o Sport Club do Recife
  • Em Direct, FCB, por Nivea Doll, para a Nivea (Direct Product & Service)
  • Em Direct, FCB, por Nivea Doll, para a Nivea (Direct Innovation)
  • Em Film Advertising, AlmapBBDO, por Fato Distorcido, para a VEJA/Abril
  • Em Integrated & Innovative Media, Ogilvy, por Mães Seguranças, para o Sport Club do Recife
  • Em Media, Africa, por Ticket Books, para a L&PM
  • Em Media, Ogilvy, por Mães Seguranças, para o Sport Club do Recife
  • Em Media, Leo Burnett, por Donation Badges, para a ABTO (Use of Events)
  • Em Media, Leo Burnett, por Donation Badges, para a ABTO (Use of PR)
  • Em Outdoor Advertising, w3haus, por Espelhos do Racismo, para a Ong Criola
  • Em Outdoor Advertising, FCB, por Nivea Doll, para Nivea
  • Em Outdoor Advertising, Ogilvy, por Mães Seguranças, para o Sport Club do Recife
  • Em PR, FCB, por Nivea Doll, para a Nivea
  • Em PR, Grey, por Aruba Image Bank, para Aruba Tourism Authority
  • Em PR, NBS, por Animais, para a Ong Quatro Patinhas
  • Em Press Advertising, Leo Burnett, por Compartilhe, para o CVV
  • Em Product Design, FCB, por Nivea Doll, para a Nivea
  • Em Radio Advertising, Ogilvy, por Parada Gay na Rádio, para a Billboard
  • Em Writing for Advertising, Leo Burnett, por Dont’s,  para a Jeep