Africa ficou com dez prêmios, sendo um deles Gran Ojo; Dark Kitchen, WT Brasil, Grey e Ogilvy também foram premiadas  

O primeiro dia do El Ojo de Iberoamérica chegou ao fim com 25 troféus para o Brasil em seis das sete categorias apresentadas – ao todo, foram dois Gran Ojos, quatro de Ouro, quatro de Prata e 15 de Bronze.

A Africa foi a agência brasileira com mais reconhecimentos (10 no total: um Gran Ojo, dois de Ouro, dois de Prata e cinco de Bronze). O segundo Gran Ojo foi para a Dark Kitchen; também foram premiadas a WT Brasil (3 Bronzes), Ogilvy (Ouro e Prata), AlmapBBDO (Bronze), Grey (Prata), Wieden+Kennedy (Bronze) e Mirum (Prata e Bronze).

A Zombie Studios levou um Ouro e Netflix, Fiat e Buzz Creative Content Studio ficaram, cada uma, com um Bronze.

A categoria PR foi marcada pelo Gran Ojo da Africa, pela campanha O Jatobá Refugiado feita para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, além de uma Prata e dois Bronzes. Nesta, o mercado brasileiro também levou um Ouro (Ogilvy Brasil) e um Bronze (Wunderman Thompson Brasil).

Na categoria Via Pública, o país somou seis prêmios. Só a Africa levou seis prêmios, sendo um Ouro, uma Prata e dois Bronzes. A AlmapBBDO ficou com um Bronze e a Grey Brasil com uma Prata.

Já em Rádio e Áudio, foram três prêmios, sendo um Ouro para a Africa e dois Bronzes, um para Wunderman Thompson Brasil e outro para Ogilvy Brasil. Na categoria Produção Audiovisual, a Wieden+Kennedy São Paulo levou o Bronze.

Em Audio e Som, o Brasil ganhou cinco prêmios, sendo um deles o de prêmio máximo do festival, o Gran Ojo, destinado a Dark Kitchen Creatives pela campanha Under Pressure, feita para a Dove. Além deste, o país também levou um Ouro por uma campanha produzida pela Zombie Brasil para Hip Hop Public Health, dos Estados Unidos, e três Bronzes (WT Brasil, Landia e Soundthinkers).

"Esse é um trabalho muito especial. Ele fala de puerpério e é um assunto muito importante para as mulheres. Nosso foco, como agência, é tocar trabalhos que influenciem e mudem a vida das pessoas e fizemos essa campanha com esse propósito. Foi muito emocionante", afirmou Clariana Regiani, sócia e COO (chief operating officer) da Dark Kitchen Creatives.

Na categoria Direct, o Brasil conquistou uma Prata (Mirium Agency Brasil) e três Bronzes (Mirum Agency Brazil, Africa e a produtora Buzz Creative Content Studio).

El Ojo Local
Além das categorias citadas acima, o Brasil também contou com dois trabalhos reconhecidos pelo El Ojo Local, que reconhece diferentes realidades, economias e momentos de desenvolvimento da indústria em cada um dos países da região que têm trabalhos inscritos no festival, em duas subcategorias: Desempenho Local e Melhor Ideia Local.

As agências reconhecidas pela categoria foram a DAVID São Paulo, com a campanha Burger glitch feita para o Burger King, e a VMLY&R Brasil, com a campanha Los Santos +3 feita para o Greenpeace Brasil. Veja as campanhas abaixo: